21/09/2023

MAPA – Planejamento Estratégico [RESOLVIDO]

A TechSol é uma empresa fictícia de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções de software para o setor de saúde. Essa organização tem se destacado no mercado devido a sua capacidade de oferecer soluções personalizadas e inovadoras para clínicas, hospitais e outras instituições de saúde.
A equipe da TechSol é composta de profissionais altamente qualificados e experientes, incluindo desenvolvedores de software, especialistas em saúde e gerentes de projetos. Essa combinação de expertise técnica e conhecimento do setor permite à empresa entender os desafios e necessidades específicas do ambiente de saúde, oferecendo soluções adaptadas e eficazes.
No mercado altamente competitivo de tecnologia da saúde, a TechSol busca se diferenciar por meio de sua expertise, excelência operacional, compromisso com a inovação e uma abordagem centrada no cliente. A empresa está em constante evolução, buscando novas oportunidades e parcerias estratégicas para impulsionar seu crescimento e expandir sua atuação em novos mercados.
 
MÃO NA MASSA
Esta atividade tem o objetivo de aplicar o conhecimento sobre Planejamento Estratégico em um contexto próximo à realidade. Para isso, imagine que você seja o responsável por elaborar um Planejamento Estratégico (PE) de uma empresa fictícia de tecnologia, chamada TechSol, que atua no desenvolvimento de soluções de software para o setor de saúde. A empresa enfrenta desafios competitivos no mercado e busca melhorar sua posição por meio de uma estratégia bem definida.

De acordo com as informações descritas sobre a TechSol, elabore o PE seguindo o passo a passo a seguir:

  • Passo 1. Elabore a missão, visão e quatro valores organizacionais para a TechSol
  • Passo 2. Realize a análise do ambiente interno e externo para identificar os pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças que a TechSol pode enfrentar. Nessa etapa, demonstre os resultados na forma de uma análise SWOT citando três pontos fortes, três pontos fracos, três oportunidades e três ameaças.
  • Passo 3. Baseando-se na análise do ambiente, defina três objetivos estratégicos para a TechSol. 
  • Passo 4. Defina uma ação a ser realizada para cada objetivo estratégico definido na etapa anterior. Coloque também nesta etapa qual será o monitoramento desta ação a ser tomada.
  • Passo 5. O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta estratégica que permite à empresa traduzir sua estratégia em objetivos e indicadores tangíveis em quatro perspectivas diferentes: financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.
    Desenvolva nesta etapa um exemplo de Balanced Scorecard para a TechSol, incluindo um objetivo para cada perspectiva (os objetivos definidos na Etapa 3 podem ser repetidos aqui, desde que se encaixe em alguma perspectiva do BSC).
    Para esta atividade, você pode ir a campo e obter informações de forma mais realista sobre uma empresa de tecnologia. Se preferir, use a criatividade para obter as informações necessárias para a realização do planejamento estratégico.






ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$45,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, ...