1) As funções podem ser aplicadas em diversos contextos do nosso dia a dia e seu uso pode contribuir e facilitar na resolução de problemas. O engenheiro Danilo faz vistorias em obras e cobra um valor fixo de R$ 25,00 de deslocamento mais um valor variável de R$ 65,00 por hora trabalhada. Considerando que Danilo fez um atendimento e levou duas horas e meia, analise as afirmativas que seguem e marque V quando for verdadeiro ou F quando for falso.
( ) Danilo receberá R$ 162,50 pelo trabalho.
( ) A lei de formação que representa a função é f(x) = 65x + 25.
( ) Danilo receberá um valor superior a R$ 150,00.
Marque a alternativa correta.
• a) V – F – V.
• b) V – F – F.
• c) V – V – V.
• d) F – F – V.
• e) F – V – V.
2) No estudo de limites, o uso do infinito pode aparecer como solução do seu cálculo quando queremos calcular o limite de uma função tendendo a x, denominando assim de limites infinitos, ou quando calculamos o limite de uma função tendendo ao infinito e sua solução é um valor real, chamados de limites no infinito. Observe os gráficos abaixo:
Os limites infinitos e limites no infinito são representados respectivamente nos gráficos:
• a) IV e III
• b) II e I
• c) I e II
• d) III e II
• e) II e IV
3) A derivada de uma função f(x), num ponto x0, é igual ao coeficiente angular da reta tangente ao gráfico da função f(x) no ponto de abscissa x0. Sabendo disso, determine a equação da reta tangente a f(x) = x²-2x+3 no ponto (3,6).
• a) y = 5x -16
• b) y = 2x-3
• c) y = -4x+16
• d) y = 4x-6
• e) y = -2x+4
4) A trigonometria estuda as relações estabelecidas entre os triângulos, que são figuras geométricas planas compostas de três lados e três ângulos internos. A partir das relações trigonométricas, analise as afirmativas que seguem e marque V quando for verdadeiro ou F quando for falso.
( ) O seno é a razão entre o cateto oposto a um ângulo de um triângulo retângulo, e a hipotenusa.
( ) O cosseno é o inverso do seno.
( ) A tangente é a razão entre o cateto adjacente e a hipotenusa.
Marque a alternativa correta.
• a) V – V – F.
• b) F – V – F.
• c) V – F– V.
• d) V – V – V.
• e) V – F – F.
5) Quando estudamos o gráfico da função quadrática temos a representação de uma parábola, utilizada em muitas aplicações do nosso dia a dia. Um exemplo disso são as antenas parabólicas. Diante deste contexto, e dada função quadrática f(x) = x² - 2x + 3, determine as coordenadas do vértice.
Marque alternativa correta.
• a) (2, 3)
• b) (-1, 3)
• c) (1, 2)
• d) (0, 3)
• e) (-2, 1)
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