1) As construções devem ser projetadas de modo a resistirem às solicitações, o que nos faz entender que existem limites para essas solicitação e que estas devem ser calculadas de tal forma que garantam a segurança exigida contra a ruína da estrutura. Essa segurança de cálculo é garantida pela aplicação dos coeficientes de segurança durante o dimensionamento da estrutura.
Com isso a verificação da segurança visa garantir que as construções possuam:
1) Capacidade de carga suficiente;
2) Boa capacidade de utilização em relação à finalidade para a qual a estrutura foi prevista;
3) Durabilidade suficiente;
Fonte: Leonhardt. F., Construções de concreto vol1: princípios básicos do dimensionamento de estruturas de concreto armado. 2 reimp. Rio de Janeiro:Interciência. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/196018/pdf/0. Acesso em: 7 abr. 2023.
Com base nesse texto, de acordo com a tabela apresentada a seguir, faça a associação entre as descrições dos conceitos apresentadas na coluna A com as definições de tensão última, tensão admissível e coeficiente de segurança, apresentados na coluna B.
| Descrição da definição | Conceito |
1. Constante aplicada para garantir que a tensão aplicada sobre um componente seja menor que a tensão que pode ser suportada por esse elemento. | I. Tensão última |
| 2. Máxima tensão que pode atuar em uma estrutura antes dela romper. | II. Tensão admissível |
| 3. É a tensão utilizada no projeto. | III. Coeficiente de Segurança |
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA associação entre o conceito e a descrição da definição.
Alternativas:
- a)
1-I; 2-II e 3-III
- b)
1-III; 2-I e 3-II.
- c)
1-II; 2-I e 3-III.
- d)
1-III, 2-II, e 3-I.
- e)
1-II, 2-1 e 3-III.
Com base na figura mostrada abaixo, uma estrutura de cabos está interligada, por meio de um anel, no ponto A e, uma força de tração P, provoca um deslocamento vertical desse ponto A.
Com base nas informações fornecidas, qual é a deformação normal específica dos cabos?
Alternativas:
- a)
- b)
- c)
- d)
- e)
A definição da 1ª Lei de Newton expressa que um corpo estará em equilíbrio quando a somatória das forças externas atuantes for igual a zero, denominado Inércia. Esse estado de inércia pode apresentar dois tipos de equilíbrio: estático e dinâmico.
Segundo essa temática, analise as sentenças abaixo.
I - No equilíbrio estático o corpo está parado. Nesse caso, tanto a velocidade quanto a aceleração que esse corpo apresenta são nulas.
II - No equilíbrio estático o corpo está parado. Nesse caso, tanto a velocidade quanto a aceleração que esse corpo apresenta não são nulas.
III - No equilíbrio dinâmico o corpo está em movimento. Nesse caso, tanto a velocidade quanto a aceleração que esse corpo apresenta não são nulas.
IV - No equilíbrio dinâmico o corpo está em movimento, mas com velocidade constante. Nesse caso, a aceleração que o corpo apresenta é nula.
V - No equilíbrio dinâmico o corpo está em movimento, mas com velocidade constante. Nesse caso, a aceleração que o corpo apresenta é diferente de zero, pois o corpo está em movimento.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
- a)
I e III, apenas.
- b)
I e IV, apenas.
- c)
I e V, apenas.
- d)
II e III, apenas.
- e)
II e V, apenas.
No desenvolvimento de projetos de engenharia, que envolvam treliças, é importante conhecer e identificar quais os tipos de estruturas usadas para compreender o seu comportamento quando carregamentos externos estão atuantes. Importante ressaltar que, dentro dos tipos de estruturas, a treliça é a mais utilizada devido à geometria e à resistência mecânica que apresenta.
Assinale a alternativa que contenha a definição de treliça.
Alternativas:
- a)
Uma treliça é uma estrutura formada por barras ligadas entre si, quando necessário, pelo seu centro de massa.
- b)
Uma treliça é uma estrutura formada por barras esbeltas ligadas entre si pela extremidade, formando triângulos ao longo do seu comprimento longitudinal.
- c)
Uma treliça é uma única barra que une dois pontos.
- d)
Treliça é uma barra de aço.
- e)
Uma treliça é uma estrutura formada apenas por barras de ferro ligadas entre si pela extremidade, formando triângulos ao longo do seu comprimento longitudinal.
Uma estrutura pode ser classificada de acordo com os tipos e quantidades de apoios que a sustentam. Segundo essa temática, relacione as colunas 1 e 2.
COLUNA 1
A – Hipostáticas
B – Isostáticas
C – Hiperestáticas
COLUNA 2
(___) quando a quantidade de apoios é insuficiente para garantir o equilíbrio estático. Esse tipo de estruturas normalmente não são estáveis (não possuem equilíbrio estático) podendo apresentar algum tipo de movimento, ou seja, apresenta algum grau de liberdade. Contudo, uma estrutura hipostática pode se manter em equilíbrio estático desde que não haja forças atuantes no sentido em que o movimento é permitido.
(___) quando a quantidade de apoios é o suficiente para garantir o equilíbrio estático. Esse tipo de estrutura são estáveis (possuem equilíbrio estático), não apresentando movimento, ou seja, não apresentando grau de liberdade.
(___) quando há mais apoios que o necessário para garantir a estabilidade estática de uma estrutura. Elas são estáveis, sem movimento (grau de liberdade).
Assinale a alternativa que expresse a relação correta entre as colunas.
Alternativas:
- a)
ABC
- b)
ACB
- c)
BAC
- d)
BCA
- e)
CAB

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!