01/03/2024

Hidrologia e Obras Hidráulicas [Questionários Resolvidos]

 Questionário 01

Pergunta 1 O processo físico no qual a água deixa a atmosfera em direção à superfície terrestre, na forma de neve, granizo ou chuva, recebe o nome de:

Pergunta 2 Ao atingir a superfície terrestre, parte da água em movimento no ciclo hidrológico ficará retida nas plantas, e parte irá penetrar no solo. Como se chama a parcela excedente da água, que irá verter pelos desníveis do terreno?

Pergunta 3 Bacia hidrográfica pode ser definida como uma área de captação natural da água de precipitação que converge o escoamento para um único ponto de saída. Esse ponto de saída recebe o nome de:

Pergunta 4 O coeficiente de compacidade relaciona o perímetro de uma bacia e a circunferência de área igual. Uma determinada bacia hidrográfica, aproximadamente retangular, possui lados iguais a 5 e 8 km. Nesse caso, pode-se afirmar que seu coeficiente de compacidade é:

Questionário 02

Pergunta 1 Em Hidrologia, a evaporação E, a precipitação P e a vazão Q em uma bacia hidrográfica estão relacionadas por 

Q = P-E 

Pergunta 2 Devido a uma chuva uniforme de 50 mm sobre uma área impermeável de 100 ha, observou-se um volume escoado de 1250 m³. Determine o volume retido sob a superfície da bacia de drenagem.

Pergunta 3 Relacione os tipos de precipitação, listados a seguir, às suas respectivas definições e características.

1- Frontal

2- Orográfica

3- Convectiva

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Pergunta 4 Uma garrafa PET com um funil de 10 cm de diâmetro em sua boca foi deixado no quintal de uma casa. Após uma chuva que durou 15 min, verificou-se que há 0,7 L de água no interior da garrafa. A intensidade da precipitação que atingiu a bacia hidrográfica em que a garrafa foi instalada é de aproximadamente:

Questionário 03

Pergunta 1 O quadro abaixo apresenta os totais anuais precipitados na cidade X, no período de 1990 a 2010. Para esse conjunto de dados, podemos afirmar que a probabilidade de ocorrência de que em um ano, o total precipitado seja maior ou igual a 1600 mm é de:

Pergunta 2 Um projeto de drenagem está sendo realizado no município de Votuporanga – SP. Para tanto, é necessário conhecer a intensidade da chuva de projeto, de duração 10 minutos e tempo de retorno de 50 anos. Com base na equação IDF para a cidade, a intensidade da chuva de projeto é igual a:

Pergunta 3 Considere um aquífero confinado entre duas camadas impermeáveis, como mostra a figura a seguir. Dois piezômetros instalados a uma distância L = 1500 m mostram níveis de 55 m (A) e 33 m (B). A espessura do aquífero é de 10,5 m e a largura é de 12 m. A condutividade hidráulica é de 83,7 m/dia. Calcule a vazão através do aquífero em m³/dia

Pergunta 4 Em um ensaio de campo, um solo foi classificado como arenoso profundo com pouca argila. Determine a taxa de infiltração de uma precipitação com intensidade 130 mm/h após 30 minutos de chuva.

Questionário 04

Pergunta 1 A evapotranspiração é um processo que influencia fortemente a quantidade de água precipitada que é transformada em vazão em uma bacia hidrográfica. Os itens a seguir enumeram instrumentos utilizados para medição de evaporação e/ou evapotranspiração, exceto:

Pergunta 2 Sabendo-se que a ... anual em seu exutório foi de 300 mm no mesmo período, e ainda que a relação média entre a evapotranspiração real (Er) e a evapotranspiração potencial (Ep) na bacia é dada por Er=0,85*Ep, a evapotranspiração potencial no período em tela deve ter sido aproximadamente de

Pergunta 3 A medição da vazão que passa por uma determinada seção de um curso ... hídrica de uma região, ou a possibilidade de enchentes. Em ambos os casos, busca-se mensurar a vazão de escoamento superficial, componente do balanço hídrico. Abaixo são apresentadas diversas metodologias de medição de vazão, exceto:

Pergunta 4 Em uma bacia hidrográfica com 1,5 km² ocorreu uma precipitação de 8 mm de altura pluviométrica. Determine o coeficiente de escoamento superficial dessa bacia (percentual da chuva que de fato gerou escoamento superficial direto).

Questionário 05

Pergunta 1 O Hidrograma Unitário (HU) pode ser compreendido como a impressão digital de uma bacia hidrográfica, representando a resposta padrão da bacia aos eventos de precipitação. Abaixo são listadas propriedades do HU. Assinale a alternativa que não corresponde a uma propriedade do HU.

Pergunta 2 Em uma bacia hidrográfica com 1,5 km² ocorreu uma precipitação de 8 mm de altura pluviométrica durante 10 min. No exultório da bacia foram registradas as vazões desde o início da precipitação (t = 0), as quais são apresentadas na tabela abaixo. Determine a vazão de pico do Hidrograma unitário dessa bacia, correspondente a chuvas com 10 min de duração.

Pergunta 3 O coeficiente de escoamento superficial relaciona a parcela da precipitação que gera escoamento superficial direto, com o total precipitado. Numa bacia hidrográfica composta por 25% de terreno estéril plano, 25% de campinas e 50% de florestas coníferas, espera-se que o coeficiente de escoamento superficial seja aproximadamente:

Pergunta 4 Uma bacia hidrográfica com 1,5 km² apresenta um coeficiente de escoamento superficial de 0,40. Sabe-se que a intensidade da precipitação de projeto é de 110 mm/h. Determine a vazão de projeto.

 Questionário 06

Pergunta 1 O ciclo hidrossedimentológico descreve os processos que regem o deslocamento de partículas sólidas em uma bacia hidrográfica. Assinale a alternativa que não corresponde a uma fase do ciclo hidrossedimentológico.

Pergunta 2 Como a morfologia do rio e o fluxo fluvial apresentam características distintas ao longo do comprimento do rio, desde a cabeceira até sua foz, os sedimentos transportados também variam conforme o trecho de rio considerado, distinguindo-se alto curso, médio curso e baixo curso.

Pergunta 3 A ocorrência de cheias e alagamentos das várzeas é uma questão a ser tratada pela Engenharia Hidráulica com bastante... Dentre as medidas estruturais que podem ser tomadas no controle de enchentes, podemos citar os seguintes exemplos, exceto:

Pergunta 4 As medidas não estruturais de controle de enchentes são igualmente importantes às medidas estruturais. Seu reflexo pode ser mensurado e seus benefícios são de longo prazo. Dentre as medidas não estruturais que podem ser tomadas no controle de enchentes, podemos citar os seguintes exemplos, exceto:

Questionário 07

 Pergunta 1 Os vertedores são estruturas hidráulicas que permitem a medição da vazão em cursos d’água valendo-se do equacionamento hidráulica da energia disponível no escoamento. Em um vertedor do tipo soleira, com 20 m de comprimento e coeficiente de descarga C = 1,3, foi medido o nível d’água, o qual apontou que a altura da lâmina d’água sobre a soleira é de 1,7 m. Nesse caso, espera-se que a vazão veiculada seja aproximadamente:

Pergunta 2 Tomando-se esse ano como representativo para toda a série histórica de medições, pode-se esperar que a máxima vazão passível de regularização a jusante de uma barragem no Rui X é de:

Pergunta 3 As opções de tipos de barragens, compatíveis com o local de implantação devem ser analisadas quanto aos seus custos de instalação. A respeito das forças atuantes sobre barragens, assinale a alternativa correta

Pergunta 4 As barragens de concreto são aquelas construídas, convencional ou compactado, ou em concreto armado. A respeito desse tipo de barragem, assinale a alternativa correta.

Questionário 08 

Pergunta 1 Os canais são estruturas hidráulicas utilizadas para condução de água, com propósito de drenagem e navegação. Em função do seu objetivo, os canais podem ser projetados e construídos segundo uma grande diversidade de alternativas tecnológicas.  A respeito dos canais de máxima eficiência hidráulica, assinale a alternativa correta.

Pergunta 2 O comportamento dos canais naturais ou construído em materiais erodíveis é influenciado por diversos fatores ligados à interrelação da água com o solo. A respeito do projeto e execução desse tipo de canal com base no método da velocidade permissível, assinale a alternativa correta. O método da velocidade permissível consiste essencialmente em efetuar o dimensionamento garantindo a velocidade para que ocorra a erosão natural do canal e continuidade do ciclo hidrossentimentológico.


 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$45,00 NO PIX

    eng.carlosjfilho@hotmail.com

    APÓS FAZER O PIX ACESSE O LINK ABAIXO 
    Contatos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, ...