29/03/2024

ATIVIDADE 1 - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS [RESOLVIDA]

1) A NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão é o guia para esse tipo de instalação, abordando dimensionamento de cabos, condutos, proteções, aterramento, entre vários outros tópicos. Essa NBR traz os métodos de referência de instalação, para os quais a capacidade de condução de corrente dos condutores foi determinada por ensaio ou por cálculo. Os métodos são: A1, A2, B1, B2, C, D, E, F, G.

Explique, com as suas palavras baseando-se na norma NBR 5410, cada um desses métodos (A1, A2, B1, B2, C, D, E, F, G).

2) Toda edificação deve dispor de uma infraestrutura de aterramento, denominada eletrodo de aterramento, sendo admitidas as seguintes opções:

a) Preferencialmente, uso das próprias armaduras do concreto das fundações (ver 6.4.1.1.9).
b) Uso de fitas, barras ou cabos metálicos, especialmente previstos, imersos no concreto das fundações (ver 6.4.1.1.10).
c) Uso de malhas metálicas enterradas, no nível das fundações, cobrindo a área da edificação e complementadas, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (pés-de-galinha).
d) No mínimo, uso de anel metálico enterrado, circundando o perímetro da edificação e complementado, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (pés-de-galinha).

ABNT – ASSOCIACAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 5410: instalacoes eletricas de baixa tensao. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5810747/mod_resource/content/1/NBR5410%20-%20Instala%C3%A7%C3%B5es%20el%C3%A9tricas%20de%20baixa%20tens%C3%A3o.pdf. Acesso em: 16 fev. 2024.

Sobre o sistema de aterramento, a NBR 5410 traz ressalvas quanto ao esquema de aterramento em edificações a partir do ponto de entrada da linha na edificação ou do quadro de distribuição principal. Qual a ressalva feita quanto a esse tipo de esquema de aterramento?

3) A NBR 5410 traz, em suas tabelas 42 e 43, fatores de correção de agrupamento de circuitos. Essas tabelas abrangem todos os métodos de instalação e variações nos níveis de camadas de condutores. Porém a norma traz que essas tabelas são validas apenas para “condutores semelhantes”. Qual a definição de condutores semelhantes e, caso o conduto não seja constituído de condutores semelhantes, qual a alternativa para o fator de correção ?

4) Considere a partida reversora trifásica com fim de curso, dada pelos diagramas de comando e força a seguir.

Fonte: o autor.


Se deseja inserir uma lâmpada que é ligada quando o fim de curso S3 esta acionado, uma lâmpada que é ligada quando S4 é acionado e uma lâmpada quando nenhum dos dois sensores (S3 e S4) é acionado. Faça a implementação no circuito.

Fonte: BARROS, T. T. T.. Acionamentos Elétricos. Maringá: Unicesumar, 2021.

5) Partidas estrela-triangulo são uma ótima opção para partida de motores maiores, considerando que não possuem limites de manobras, ocupam pouco espaço no painel e têm um custo relativamente baixo, comparando com outros métodos. Dentro desse método, é comum o uso de temporizadores, para fazer a comutação. Acerca desse componente, descreva quais os impactos um temporizador mal regulado pode causar durante a partida.

6) A partida direta é a forma mais simples de partir um motor elétrico em que as três fases são ligadas diretamente ao motor, ocorrendo um pico de corrente. Ela é utilizada principalmente quando a potencia do motor é baixa (FRANCHI, 2018). Fonte: FRANCHI, C. M. Acionamentos elétricos. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. A seguir é dado um circuito de comando de uma partida direta. Dessa forma, explique o funcionamento de cada componente do circuito de comando da partida direta.


ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$25,00 NO PIX

    75992709085 
    [NÚMERO DE TELEFONE]
     
    R$30,00 NO CARTÃO DE CRÉDITO

    Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

    APÓS FAZER O PAGAMENTO ACESSE O LINK ABAIXO 
    Contatos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, ...