20/03/2010

Química Tecnológica - Vidraria

Alguns materiais utilizados no Laboratório de Química:
  • Suporte universal: utilizado para sustentar peças.
  •  Tripé de ferro: para fazer aquecimento e sustentar a tela metálica com amianto.
  •  Bico de Bunsen: queimador de gás utilizado como fonte de aquecimento no laboratório.
  •  Argola metálica: para sustentar funil na filtragem.
  •  Triângulo: suporte para cadinho de porcelana quando utilizado diretamente na chama.
  •  Bequer: serve para dissolver substâncias, aquecer líquidos, ....
  •  Erlenmeyer: serve para aquecer líquidos, em titulações e reações químicas.
  •  Kitasato: serve para fazer filtração a vácuo e nas reações de obtenção de gases.
  •  Funil de separação, funil de bromo ou funil de decantação: serve pra separar líquido não-miscíveis.
  •  Funil de vidro: utilizado na filtração para a retenção de partículas sólidas de sistemas heterogêneos.
  •  Funil de Buchner: utilizado em filtração a vácuo.
  •  Proveta: utilizada para medir e transferir líquidos.
  •  Balão de destilação sem haste lateral: serve para abrigar soluções que serão submetidas ao processo de destilação.
  •  Bureta: usada no processo de titulação.
  •  Condensador de bolas: serve para condensar os vapores do líquido no processo de destilação.

11/03/2010

O que é um pistão?

*Esta postagem foi solicitada por uma leitora do Blog do Professor Carlão através do formulário de contatos. Participe também solicitando temas e postagens através dos comentários ou do formulário de contatos. Pergunta: O que é um pistão? (Samara):
  • O pistão é um componente dos motores de combustão interna. Faz parte do conjunto de equipamentos rotativos, onde é interligado pela biela ao eixo de manivelas (também chamado de virabrequim). Formando assim o sistema de força do motor, através da energia gerada pela transformação de energia térmica em energia mecânica. Outra importante função dos pistões é transformar o movimento retilíneo alternativo (de vai-e-vem) em movimento rotativo (de giro). Este processo é possível pela combustão que acontece no interior dos cilindros.
  • Para melhor entender este processo, os motores de combustão interna são projetos melhorados dos antigos motores a vapor. Quando nos filmes antigos vemos os trens, estes tinham suas rodas acionadas por pistões a vapor que imprimiam força para os trens se movimentarem. Para isto, era necessário a presença de uma enorme caldeira (equipamento que transforma água em vapor). Com a evolução dos motores, um cientista chamado Rudolf Diesel, conseguiu fazer com que uma quantidade de ar comprimido pelo pistão no interior de um cilindro e uma pequena quantidade de combustível pulverizado, resultasse em uma combustão capaz de transferir energia mecânica ao eixo do motor. Apesar da evolução dos motores, com seus diferentes combustíveis aplicados, o princípio original ainda é utilizado em todos eles.
  • O pistão não é utilizado apenas em motores de combustão. Em outras aplicações e transformações de energia teremos a compressão de fluidos pelos pistões. As energias hidráulica e pneumática têm no seu princípio de funcionamento a utilização do pistão para acionamento de atuadores hidráulicos e pneumáticos respectivamente.

  • Além dos motores de combustão interna, os compressores e as bombas alternativas também utilizam os pistões para gerar e transferir energia.

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