24/04/2024

AV1 - Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente [RESOLVIDA]

1) A avaliação de riscos no ambiente de trabalho é um processo fundamental na gestão da segurança e saúde ocupacional. Utilizando ferramentas como a Análise Preliminar de Riscos (APR), FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos), HAZOP (Estudo de Perigos e Operabilidade) e a Árvore de Falhas, as organizações podem antecipar e controlar potenciais incidentes, garantindo assim um ambiente de trabalho mais seguro para todos. Suponha um processo de avaliação de riscos no ambiente de trabalho, qual etapa é considerada essencial para estabelecer uma base sólida para a análise e gestão de riscos?

    a) Implementar medidas de controle sem uma análise prévia dos riscos.
    b) Focar exclusivamente no treinamento de empregados sem revisar as condições físicas do ambiente de trabalho.
    c) Realizar a identificação sistemática de perigos como a primeira etapa do processo.
    d) Depender unicamente de tecnologias de ponta para a identificação de riscos, sem considerar a análise humana
    e) Limitar a análise de riscos a áreas específicas do ambiente de trabalho, ignorando setores menos evidentes.

2) Em qualquer ambiente de trabalho, a capacidade de responder efetivamente a emergências médicas pode salvar vidas. O conhecimento de técnicas de primeiros socorros e a elaboração de planos de emergência são essenciais. Eles capacitam os indivíduos a agir de forma decisiva em situações críticas, desde a realização de procedimentos básicos de primeiros socorros até a implementação de planos de evacuação durante desastres. O treinamento regular em primeiros socorros e simulações de emergência são práticas recomendadas para garantir que todos os colaboradores estejam preparados para lidar com situações de emergência de maneira eficaz. Neste contexto, qual é a ação inicial mais importante que deve ser tomada ao prestar primeiros socorros em uma situação de emergência?

    a) Realizar imediatamente a reanimação cardiopulmonar (RCP).
    b) Avaliar a cena para garantir a segurança do socorrista e da vítima.
    c) Aplicar pressão direta sobre qualquer ferida para controlar o sangramento.
    d) Mover a vítima para um local seguro antes de prestar qualquer auxílio.
    e) Fornecer água à vítima imediatamente para prevenir desidratação.

3) A legislação trabalhista e a legislação ambiental no ambiente corporativo são fundamentais para promover um desenvolvimento sustentável das organizações. Este equilíbrio assegura, por um lado, a proteção e os direitos dos trabalhadores e, por outro, a preservação dos recursos naturais e a minimização do impacto ambiental das atividades empresariais. Considerando a relação entre legislação trabalhista e ambiental nas organizações, qual das seguintes afirmativas melhor descreve uma prática que as empresas podem adotar para alinhar suas políticas internas às exigências ambientais e trabalhistas?

    a) Priorizar apenas a rentabilidade financeira em detrimento da conformidade legal e ética.
    b) Ignorar os avanços tecnológicos e científicos que favorecem práticas sustentáveis.
    c) Deixar de atualizar as políticas internas conforme as mudanças nas legislações trabalhista e ambiental.
    d) Implementar um sistema de gestão que integre as normas de segurança do trabalho com práticas de sustentabilidade ambiental.
    e) Concentrar-se exclusivamente na proteção ambiental, sem considerar as condições de trabalho dos empregados.

4) A gestão de emergências, especialmente em relação a incêndios e desastres, requer uma abordagem abrangente que inclui prevenção, detecção precoce, técnicas de combate adequadas e um robusto gerenciamento de desastres. A eficácia na prevenção e combate a incêndios, além da capacidade de resposta a desastres, depende fortemente da integração desses componentes, alinhada à constante atualização tecnológica e ao treinamento especializado.

Ao considerar as estratégias eficazes para o combate a incêndios e o gerenciamento de desastres, qual das seguintes práticas é fundamental para melhorar a segurança em ambientes sujeitos a riscos de incêndio?

    a) Limitar o treinamento em combate a incêndios aos profissionais de segurança, excluindo outros colaboradores.
    b) Evitar a utilização de detectores de fumaça e alarmes para não provocar pânico desnecessário.
    c) Desconsiderar a atualização de equipamentos de combate a incêndio, confiando nas instalações existentes.
    d) Implementar um programa contínuo de educação e treinamento sobre segurança contra incêndios para todos os colaboradores.
    e) Ignorar as práticas de evacuação, focando exclusivamente no combate direto ao incêndio.
 

5) A segurança no trabalho é uma preocupação fundamental para as organizações contemporâneas, que buscam garantir não apenas a integridade física de seus colaboradores, mas também promover um ambiente laboral seguro e saudável. Neste contexto, as Normas Regulamentadoras (NRs), as Normas de Higiene Ocupacional (NHOs), as Instruções Técnicas, as Normas Técnicas da ABNT, e a norma internacional ISO desempenham papéis importantes. Cada uma dessas regulamentações contribui de maneira específica para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, exigindo das empresas uma atenção constante às atualizações e melhores práticas no campo da segurança e saúde ocupacional. Considerando o papel das normas e certificações em segurança do trabalho para a prevenção de riscos e acidentes ocupacionais, qual das seguintes afirmações melhor reflete a importância dessas regulamentações para as empresas?

    a) As normas e certificações são opcionalmente adotadas pelas organizações que visam exclusivamente a melhoria da imagem corporativa.
    b) A implementação de normas específicas de setores industriais não contribui significativamente para a segurança no trabalho.
    c) A ISO 45001 e as NRs são equivalentes e redundantes, abordando os mesmos requisitos de segurança e saúde ocupacional.
    d) Normas e certificações como a ISO 45001 auxiliam as empresas na gestão de riscos e na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
    Alternativa assinalada
    e) A adesão às normas de segurança é suficiente, independentemente da participação ativa dos empregados na identificação e comunicação de riscos.



ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
    R$15,00 NO PIX
    75992709085 
    [NÚMERO DE TELEFONE]
     
    R$15,00 CARTÃO DE CRÉDITO

    Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

    APÓS FAZER O PAGAMENTO ACESSE O LINK ABAIXO 
    Contatos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...