Sistemas Hidráulicos Automotivos - Freios - Aula 2

Com a evolução dos sistemas de freios, a linha hidráulica de freios passou a ser fundamental para garantir segurança na frenagem e também conforto ao condutor do veículo.A linha hidráulica segue os mais altos padrões de qualidade. As peças são testadas e especificadas sob rigorosas normas de produtos e de processo compatíveis com as das montadoras. Servo Freio O Servo Freio fica instalado entre o pedal de freio e o cilindro mestre.Sua função é amplificar a força de atuação aplicada pelo motorista sobre o pedal, diminuindo seu esforço físico para frear o veículo e proporcionando maior conforto ao motorista.Este processo se dá através da diferença de pressão entre o vácuo gerado pelo motor ou bomba de vácuo e a pressão atmosférica. Existem 2 tipos de Servo Freios: Mastervac e Isovac:O Mastervac e o Isovac são acionados mecanicamente através do pedal de freio em conjunto com o vácuo (produzido pelo motor do veículo ou pela bomba de vácuo), mais a pressão atmosférica. A principal diferença entre o Mastervac e o Isovac é que o Mastervac permite a troca completa de seu reparo interno e o Isovac não permite a troca de reparos internos, sendo assim descartável. Válvula de Retenção A válvula de retenção é um componente do servo freio, cuja função é garantir a vedação do servo freio atuando na retirada do ar e desta forma, criando "vácuo". Reparo de Pinça Posicionado entre o êmbolo do pistão e a pinça, esta peça veda a passagem do óleo e evita a entrada de impurezas na pinça. Cilindro Mestre A função do cilindro mestre é de transmitir a pressão do pedal para o sistema de freio através de pressão hidráulica exercida sobre o fluido de freio acionando as pastilhas sobre o disco e freando o veículo.É através do cilindro mestre que o processo de frenagem é iniciado e controlado, visto que ao acionar o pedal de freio, o pistão do cilindro mestre comprime o fluido que se encontra na câmara, gerando pressão em todo o circuito hidráulico do sistema.O cilindro mestre também é responsável pela distribuição da pressão entre o eixo dianteiro e traseiro, conforme dimensionamento do sistema (60%, 40% e 30%, etc.) Pode ser de 3 tipos: # Simples - possui uma câmara de pressão que alimenta os freios das quatro rodas do veículo. # Duplo - possui duas câmaras de pressão independentes e cada câmara alimenta duas rodas do veículo. Se houver perda de pressão em qualquer ponto do sistema de freio, perde-se a pressão somente nos freios de duas rodas do veículo, possibilitando que os freios das outras duas rodas continuem operando normalmente. # Duplo com válvula central (muito utilizado em veículos com ABS) Cilindro de Roda Sua função é transformar a pressão vinda do cilindro mestre através do fluido de freio em força mecânica aplicada sobre as sapatas de freio. Como funciona: Na posição de repouso: As gaxetas e os êmbolos estão comprimindo a mola devido à pressão exercida pelas sapatas de freio através das molas de retorno das sapatas quem mantém as lonas afastadas do tambor de freio. Na posição de acionamento: A pressão exercida pelo cilindro mestre força os êmbolos para fora, empurrando as sapatas contra o tambor de freio, exercendo a ação de frenagem. A força aplicada às sapatas é proporcional à exercida pelo cilindro mestre. Posição de Retorno: Ao eliminarmos a pressão no cilindro mestre as molas de retorno das sapatas retornam, comprimindo os êmbolos, forçando o fluido a retornar ao reservatório.O refluxo do fluido é retardado pela válvula de pressão residual ou pelos furos calibrados, evitando assim um retorno brusco à posição de repouso, isto para não provocar danos às gaxetas e entrada de ar no sistema hidráulico.

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