05/07/2023

MAPA - GO - PROJETO DE VIDA

Olá, estudante! Para realização da atividade MAPA da disciplina GO Projeto de Vida, proponho considerar a aprendizagem e discussões realizadas ao longo dos conteúdos. Nesta atividade você terá o desafio de elaborar um Planejamento Estratégico Pessoal, além de reconhecer a importância do autoconhecimento, autorresponsabilidade e autodisciplina ao refletir e identificar expectativas, objetivos e metas reais para o seu Projeto de Vida. Diante disso, para desenvolver esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas:

*Primeira etapa: Ler atentamente o contexto inicial.

*Segunda etapa: Ler e refletir sobre o exemplo da carta para o “Eu” do Futuro.

*Terceira etapa: Realizar e Enviar a atividade solicitada.

Vamos lá?!
 
PRIMEIRA ETAPA: Leitura do contexto inicial:

Imagine-se recebendo uma carta que acabou de chegar na caixinha de correspondências de sua casa, por mais estranho que pareça o remetente é você!

Isso mesmo, essa carta foi escrita por você há 10 anos atrás, programada para que a recebesse agora. Mesmo achando estranho e uma situação diferente de nosso cotidiano, você abre a carta e faz uma leitura cuidadosa. E foi mais ou menos assim:

ETAPA 2: Segunda etapa: Ler e refletir sobre o exemplo da carta para o “Eu” do Futuro.


Prezado (a) Eu do Futuro,

Se você está lendo esta carta, significa que já se passaram dez anos desde que a escrevi. Tenho certeza que enfrentou muitos desafios ao longo do caminho, e imagino que encontrou forças para superá-los!

Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para compartilhar algumas coisas que espero que tenham acontecido na sua vida:

Espero que ao longo desses dez anos, você tenha encontrado um trabalho que ame e que o (a) desafie, que tenha construído relacionamentos duradouros e significativos com amigos e familiares. Espero ainda que tenha viajado e conhecido novos lugares e experimentado novas culturas e acima de tudo, desejo que tenha encontrado a felicidade e a paz interior!

Entendo parecer incomum escrever uma carta para si, mas o propósito maior é lembra - lo (a) que você pode, sim, atingir seus objetivos!

Com carinho,

Assinado: seu “Eu do Passado”.



Elaborado pelo professor, 2023.


Após ler o exemplo da carta para o “Eu do Futuro”, ter refletido sobre ela, lhe convido a olhar para o seu passado, e fazer para si os seguintes questionamentos:

Consegui cumprir um planejamento pessoal?

Percebi que poderia ter decidido e redirecionado meus objetivos para potencializar ainda mais seus resultados?

Quais são minhas expectativas e objetivos para daqui a 5 ou 10 anos, e como farei para concretizá-as?

 

ETAPA 3: Realização e envio da atividade.

Considerando as informações apresentadas, sua tarefa nesta atividade MAPA é elaborar um planejamento pessoal, no formulário padrão disponível no Material da Disciplina, respondendo as seguintes questões: (Lembrando que o planejamento é individual e pessoal e cabe a você listar as suas prioridades)

1) Realize a autoavaliação dos Pilares da Vida. Utilizando a ferramenta “Tabela dos Pilares da Vida”, atribuindo, conforme sua percepção e sentimento atual, uma pontuação para cada item avaliado, sendo 0 (zero) representando nenhuma satisfação e 10 (dez) representando máxima satisfação. Na sequência reflita e identifique em quais pilares você está com maior grau de satisfação ou insatisfação.

2) Registre suas prioridades. Após a autoavaliação, você deve utilizar o quadro “Lista de Prioridades” para relacionar e ordenar os pilares da sua vida que obtiveram menor pontuação e que, consequentemente, necessitam de foco e que podem ser definidos como prioridades, então, preencha com atenção, pois, aqui ficará bem claro, quais áreas você deverá atuar e construir seu plano estratégico pessoal.

3) Construindo o plano de ação. Após ter conhecimento de sua autoavaliação, o estado atual e desejado, você deve construir o seu plano de ação. Para isso, considere a sua lista de prioridades registradas na questão 3 e preencha todos os campos solicitados no formulário “Plano de Ação”. (elenque no mínimo 4 ações).

4) Elabore uma carta para o “Eu do Futuro”. Para finalizar nossa atividade Mapa e o seu processo de planejamento estratégico pessoal, agora deve escrever uma breve carta para o seu “Eu” do Futuro. Perceba que você se autoavaliou, identificou e descreveu seu estado atual e estado desejado, definiu suas prioridades e construiu seu plano de ação e tem todas as condições para escrever uma carta para o “Eu do Futuro”. Essa carta deve ter como tema: “O que desejo ter me tornado e conquistado daqui a 10 anos?

5) No final da carta construa seu mural dos sonhos inserindo ao menos 3 (três) imagens que represente seus objetivos, sonhos e metas, com suas respectivas descrições. Lembrando que o mural dos sonhos é uma ferramenta poderosa para manter o foco e a motivação em seus objetivos e sonhos para o futuro. Portanto, escolha imagens que realmente te inspirem e te motivem a continuar lutando por seus sonhos!

Que bom que chegou até aqui! Isso é sinal que já tem o seu plano pessoal definido, parabéns! Desejo sucesso em seu planejamento e que seus sonhos se realizem!



 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$60,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, ...