22/07/2023

QUESTIONÁRIOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS [RESOLVIDOS]

Questionário 01

Pergunta 1 Sem nenhuma dúvida, a indústria da construção é de suma importância para o desenvolvimento da economia e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma financeira dos bens e serviços produzidos no Brasil. A construção civil, quando aquecida, possui alta capacidade de contratação de mão de obra, contribuindo de forma positiva para a redução dos índices de desemprego. Ela emprega tanto diretamente, para execução das obras, quanto indiretamente, para o fornecimento de insumos e equipamentos necessários à produção dos entregáveis. Fomentar e incentivar a indústria da construção em momentos de crise ou recessão pode ser, e é, sem dúvida nenhuma, uma grande ferramenta para reaquecer a economia. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções do exemplo a seguir e a relação proposta entre elas.

I - O auge da construção civil logo que o Brasil se torna uma república de fato acontecerá no governo de Getúlio Vargas, por volta dos anos de 1940.

PORQUE.

II – Isso se deu por forte lobby do setor produtivo do concreto, que a esta época encontrava-se em desenvolvimento, e muitas das tecnologias foram importadas pelo fato de simplesmente Brasil estar associados ao bloco dos aliados na Segunda Guerra Mundial.

Pergunta 2 Como vimos na história recente do Brasil, a construção civil sempre foi usada pelos governos como meio de alavancagem para questão econômica, e por isto a estreita relação como o PIB. Considerando isso analise os dados ABRAINC (2021) do ano de 2021:

I - 10% dos trabalhadores brasileiros são empregados da construção civil;

II - 9% de todos os tributos são gerados pelo setor;

III - 7% do PIB Nacional é oriundo do setor de serviços;

IV - 62 atividades econômicas da indústria nacional são movimentadas pelo setor de produtos e serviços.

É correto o que se afirmar apenas em:

Pergunta 3 Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes. O planejamento consiste em um importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas. Posteriormente, o planejamento também a confirmação se as decisões tomadas foram acertadas. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I – Logo o processo de planejamento e gerenciamento de obras não acontece sem que se tenha o escopo do projeto definido.

PORQUE.

II – Sendo que na fase do escopo começa o planejamento propriamente dito da edificação.

Agora assinale a alternativa correta:

Pergunta 4 O conceito de planejamento deriva da área do conhecimento administração, que no caso de projeto e obras, direcionará as ações para avaliar caminhos referenciais para direcionar ao atingimento de uma meta, no nosso caso uma obra. O planejamento começa como o projeto arquitetônico e projetos complementares e a partir deles é que são direcionados os desdobramentos. No que se refere o planejamento:

I – A fase final do planejamento, é análise dos projetos;

II – É no planejamento que ocorre a definição de etapas de construção e levantamento de quantitativos pertinentes ao projeto.

III – Na fase de planejamento é onde se constrói o orçamento e composição de custos unitários.

IV – Na fase do planejamento é onde acontece a contratação serviços, cronograma físico-financeiro, compra dos materiais e acompanhamento.

É correto o que se afirmar apenas em:

Questionário 02

Pergunta 1 Há algumas décadas, as habilidades técnicas, ou hard skills, eram o parâmetro de crescimento na carreira. Hoje, num mundo hiperconectado e cheio de informação, a tendência é outra. As soft skills são habilidades comportamentais que, ao contrário das hards, não podem ser facilmente mensuráveis e se tornam cada vez mais essenciais por estarem diretamente relacionadas à produtividade do colaborador e à sua contribuição para os times de uma organização. Elas são constantes na trajetória dos profissionais perfil T e já confirmaram ser fator de sucesso na carreira quando bem trabalhadas. O termo T foi mencionado pela primeira vez em 1980, na McKinsey & Company, e representa a união entre soft skills (traço horizontal do T) e hard skills (traço vertical do T) num único perfil profissional.

De acordo com a Forbes, existem seis soft skills altamente procuradas no mercado atualmente. A consultoria de recursos humanos Page Personnel fez uma pesquisa com recrutadores que apontou que 90% das demissões acontecem por questões relacionadas às habilidades comportamentais, ainda que as contratações aconteçam por habilidades técnicas.

Fonte: 6 habilidades dos profissionais de marketing e publicidade do futuro. Disponível em https://exame.com/academy/6-habilidades-dos-profissionais-de-marketing-e-publicidade-do-futuro/

Considerando esse cenário é necessário saber reconhecer as Hard skills e soft skills para que, tanto empresas como profissionais tomem decisões estratégicas que trarão impactos positivos para carreiras e para gestão das empresas. Considerando Hard skills = (HS) e soft skills (SS) analise os exemplos abaixo.

1 – Honestidade.

2 - Estatísticas ou de Programação.

3 – Criatividade.

4 - Domínio em Ferramentas.

5 – Interação.

6 - Capacidade de Assumir Riscos.

Assinale a alternativa que contemple a correta correlação entre os elementos que constituem a competência e seus respectivos exemplos:

Pergunta 2 A característica principal da Era da Informação é o avanço da tecnologia e o fenômeno da Globalização, que acarretou num ambiente de extrema complexidade, numa competitividade acirrada, além de contribuir para novas formas e relações de trabalho, pautadas em regimes flexíveis. A entrada das tecnologias no mercado de trabalho, a partir da década de 1980, com a globalização, tornou o cenário econômico muito mais competitivo. Isso tem exigido das empresas um comportamento gerencial mais dinâmico com o objetivo de acompanhar as mudanças e adaptar seus processos. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O fato é que o mercado de trabalho exige cada vez mais as softskills, habilidades estas, que não aprendemos no banco da faculdade.

PORQUE.

II. As empresas por sua vez, na grande maioria dos casos, pelo ritmo de trabalho não conseguem ao integrarem os novos colaboradores, promover treinamentos para o desenvolvimento destas habilidades.

Pergunta 3 No mercado da atualidade, manter uma carreira de sucesso tem sido um desafio. As mudanças e os percalços encontrados no caminho do desenvolvimento da carreira fazem parte do processo. Nesse sentido é importante desenvolver estratégias de gerenciamento de carreira. Sendo que, uma carreira não se consolida apenas com o passar do tempo ou mesmo por conta própria. Ela requer dos profissionais tomadas de decisões de grande importância. Na área de Engenharia Civil seja como autônomo ou como empresa, o não registro pode acarretar sérias consequências, assinale a opção que contempla uma consequência deste não registro.  

Pergunta 4 Da mesma forma que o profissional precisa garantir seu registro, é comum que com a evolução profissional, monte um negócio, e com isto, seja detentor de uma CNPJ, que é uma maneira de alterar ou regularizar sua atuação como autônomo, e ampliar suas atividades. Seja um escritório de engenharia ou uma construtora, é necessário proceder também com o registro. Assinale a opção que contempla em qual órgão esse registro deve ser feito.

Questionário 03

Pergunta 1 Todas as atividades referentes à segurança no canteiro de obras são de extrema importância para um projeto de construção. Prezar pela saúde e pelo bem-estar dos trabalhadores envolvidos neste processo não apenas é uma obrigação da construtora, como ainda traz diversas vantagens ao ambiente de trabalho e aos resultados entregues. Independentemente da dimensão da obra e até do número de profissionais envolvidos, uma gestão eficaz do que ocorre no canteiro de obras garante não só o aumento de produtividade. Mas também entregas de maior qualidade, redução no volume de acidentes de trabalho e casos de doenças ocupacionais, segurança de aprovações legais e economia de recursos. Mas não é somente a questão da produção, que devemos nos atentar às normativas relativas à segurança no trabalho. Assinale a NR que apresenta as principais diretrizes de saúde e segurança do trabalhador.  

Pergunta 2 A limpeza e preparação do terreno é uma etapa muito importante, não fica restrita, à capina e roçagem, envolve delimitação planialtimétrica (serviços de topografia) de implantação do projeto, desenvolvimento da geometria de terraplanagem, formação de taludes, muros de arrimo entre outros aspectos, a depender do que é pedido no projeto. Este processo envolve mobilização não só de maquinários como tratores e caminhões, mas de equipe para execução e gerenciamento do processo, antes mesmo do lançamento do gabarito da edificação. Assinale a opção que reponde: o que é gabarito?

Pergunta 3 Um projeto de sucesso é aquele que atende às necessidades do cliente, tem custo compatível e é entregue a tempo. Para a execução de um projeto de sucesso, é necessário que todos os envolvidos tenham claramente o conhecimento do escopo, do prazo e dos custos envolvidos. A teoria da tripla restrição é um importante parâmetro que deve ser seguido para que seja atingido o sucesso nos projetos. Percebemos que há um equilíbrio natural entre três forças (ou áreas) dentro de um projeto. Assinale a opção que contempla esses três elementos:

Pergunta 4 A tomada de decisão consiste no processo decisório da escolha dentre as alternativas possíveis, ou seja, opções já pré-existentes. No caso da tomada de decisões nas organizações, as consequências dessa escolha podem afetar direta ou indiretamente todos os colaboradores, gerando riscos ou oportunidades. Assim, quem geralmente é responsável pelo papel de tomar decisões é o gestor da empresa. Ele deve intermediar a direção da empresa e o setor operacional, cobrando resultados e cumprindo com o planejamento estratégico.

Com relação aos níveis hierárquicos e tomada de decisão analise as afirmações abaixo:

I - A principal motivação de dar início a um projeto ou a uma obra está relacionada a tomada de decisão da diretoria, logo nível gerencial.

II - Todo o insumo para esta tomada de decisão deriva, na maioria dos casos, das informações geradas no nível gerencial.

III - A capacidade analítica precisa associar dados de mercado, com a capacidade econômica.

IV – Para tomada de decisão não é preciso fazer uma prévia análise de custos envolvidos, inclusive das relações que precisam ser levantadas para gestão dos insumos.

É correto o que se afirmar apenas em:

Questionário 04

Pergunta 1 Em linhas gerais, a construção de uma barragem passa por dois grandes serviços: a construção do maciço, de solo compactado e a construção da drenagem, interna e externa. Sendo assim, independentemente da utilização da barragem, as características de construção são praticamente as mesmas. Sua empresa foi a vencedora de uma concorrência para a construção de uma barragem para a sedimentação de finos. Todo projeto para ter sucesso precisa ter um orçamento. Quanto ao orçamento assinale a opção que apresenta a definição mais correta sobre orçamento.

Pergunta 2 A curva ABC permite a classificação dos insumos e recursos aplicáveis na obra em três subgrupos ou famílias, que são divididas a partir de seu peso financeiro, essa ferramenta permite que o gestor e a equipe da obra foquem sua atenção naquilo que é mais representativo. Imagine agora que você foi contratado para realizar a orçamentação de uma obra de construção de um galpão em estrutura metálica.

Pergunta 3 É muito provável que o nosso cliente solicite que modifiquem os nosso escopo no decorrer das obras. As mudanças acontecem devido aos erros na avaliação, requisitos implícitos, novas informações ou metodologias executivas, mudança na liderança política, entre outros motivos. Essas mudanças inevitavelmente trazem variação nos custos e nos prazos de nossas obras/projetos.

Assinale a seguir a melhor prática que deve ser adotada pelo gerente de projeto ao se deparar com esse tipo de situação.

Pergunta 4 Os custos diretos (CD) é a base de quantitativos dos insumos e seus respectivos valores, ou seja, tudo aquilo que é necessário para que os serviços sejam executados, eles são os gastos direto com materiais, mão de obra, equipamentos. Já os Custo Indiretos (CI) são em essência aqueles que se desvinculam do processo produtivo em si, ou que não estão em campo. Considerando isso analise os custos abaixo:

( ) Estrutura

( ) Materiais de vedação/janelas

(  ) Locação de equipamentos

(  ) Seguros, taxas, impostos

(  ) Mão de obra terceirizada

Assinale a opção correta quando a classificação do custo listados:

Questionário 05

Pergunta 1 “Tem por função entender quais são as possibilidades de ganhos e gargalos de produção, tem aplicação mais efetiva quanto ao ganho de tempo na obra e por conta disto é de mais visível resultado dada a sua aplicabilidade”. Assinale a que técnica utilizada pelos profissionais da indústria da construção civil o texto se refere:

Pergunta 2 Essas atividades são recursos para montagem de diagramas de redes, para representação de atividades que embora no cronograma apareça, possuem duração nula e consumo de recursos inexistente, como por exemplo algumas conferências, verificações, que embora influam na qualidade do serviço, não produzem o produto em si. Surge como forma de resolver problemas de representação e definir relacionamento lógicos.

Assinale a opção que apresenta a qual elemento dos diagramas a descrição apresentada se refere:

Pergunta 3 A orçamentação de uma obra requer que seja realizado o planejamento de toda a obra, e uma importante etapa desse planejamento é o cronograma físico que permite a visualização e definição das etapas e serviços que serão executadas no tempo. Utilizando os dados fornecidos pelo cronograma físico com os insumos dimensionados na composição de preço unitário (CPU), podemos obter um cronograma de custos e faturamentos que podemos definir como cronograma financeiro. Em muitos projetos e obras, a informação do cronograma financeiro não ocorre de maneira isolada. Assinale a alternativa que define corretamente o item pertinente aos projetos supracitado.

Pergunta 4 A Constituição Federal Brasileira prevê, em seu artigo 40, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, manifesta que existem limites de valor máximo para desembolso, por período levando em consideração a disponibilidade de recursos financeiros previstos no edital. Assinale a alternativa que descreve corretamente esta lei:

Questionário 06

Pergunta 1 A CURVA ABC é uma ferramenta gerencial utilizada para classificação de informações, valores de itens de maior importância, valor e impacto e essencialmente ajuda a administrar os custos envolvidos em uma obra. Considerando as aplicações da curva ABC analise as afirmações abaixo:

I - Classificação Hierárquica dos recursos de um empreendimento: os mais significativos merecem maior atenção e cuidado.

II - Definição de um plano de aquisição e negociação adequados: insumos mais significativos, da família A, requerem um maior cuidado, gasto de tempo e esforço no planejamento, e enfrentamento das negociações e contratações.

III - Controle e verificação: os insumos da família A necessitam de um melhor controle e verificação, desvios nesses recursos impactarão a obra de maneira mais comprometedora que os das outras famílias. É correto o que se afirmar apenas em:

Pergunta 2 Segundo Costa (2004), o conceito da curva ABC surgiu na Itália, no século XIX, por meio de um estudo realizado sobre a distribuição de renda, nesse estudo, concluiu-se que 80% das riquezas estavam concentradas nas mãos de 20% da população. Análise o gráfico abaixo.

Gráfico 1 - Curva ABC

Analisando o Gráfico 1 – Curva ABC, assinale a opção que apresenta o percentual correto de custos da família C nas obras:

Pergunta 3 Sabe aquela etiqueta quando você chega em loja de departamento logo visualiza disposta nos eletrodomésticos. Isto também existe para as edificações, não poderia ser diferente principalmente em momentos em que há cuidado quanto a eficiência energética e a discussão da sustentabilidade. No entanto, existem critérios a serem observados para que o edifício receba este selo. Assinale a opção que apresenta a etiqueta que identifica a eficiência neste quesito. Neste campo, elaborar o enunciado da questão.

Pergunta 4 É importante nos preocuparmos em relação ao gasto energético, e também o cuidado a todo ciclo de produção da edificação, como por exemplo a geração de CO2, resíduos, intervenção no meio, e todos os impactos que derivam do uso da edificação. Considerando isso analise as asserções abaixo e a relação que se estabelece entre elas.

I - Boa parte de nossa rotina diária, cerca de 90% , do tempo que despendemos para estas rotinas passamos dentro de ambientes construídos,

PORQUE.

II – Sendo que os demais 10% em deslocamentos e outras atividades.

Agora assinale a alternativa correta:

Questionário 07

Pergunta 1 É comum dentro do mercado da construção civil alguns problemas de ordem trabalhista, especialmente envolvendo a contratação de equipes terceirizadas e isto pode gerar alguns riscos em relação ao desconhecimento das leis trabalhistas. Como é um ramo que sempre está em contato com fornecedores de mão de obra, não basta apenas que a conheçam, mas sim que haja a elucidação de pontos essenciais previstos em leis e que deverão ser transportados para os contratos de prestação de serviços, já que uma contratante e uma contratada podem ter relação subsidiária em relação as responsabilidades e deveres. Podemos chamar de seguro o contrato em que uma das partes se obriga a indenizar a outra na ocorrência de determinado evento, e que, para tal, recebe um prêmio. Um tipo de seguro muito utilizado na indústria da construção civil é o Risco de Engenharia.

Assinale a alternativa que define corretamente o seguro Risco de Engenharia.

Pergunta 2 A falta de diálogo em uma empresa, em especial aos recursos humanos é uma das principais causas da alta rotatividade, em muito disto se dá pelo fato de não fazerem processos regulares de realimentação de informações, que é uma ação importante de retorno das informações para a obra, especialmente no que se refere aos recursos humanos, sejam para ressaltar os pontos fortes e fracos dos colaboradores, sejam para destacar pontos mais específicos, ou para apresentar oportunidades de evolução das ideias dos próprios colaboradores no rendimento das suas próprias atividades.

O trecho acima fala a respeito de um importante processo dentro da gestão de pessoas e liderança em obras, assinale a opção que processos o trecho se refere:

Pergunta 3 Essa envolve desde aspectos essenciais da localização do terreno, os parâmetros urbanísticos e legislação relacionadas a ele, topografia, aspectos da implantação como insolação, ventilação, sua relação com o contexto imediato, aderência da proposta do tipo de edificação ao contexto que será comercializado e público que se pretende atingir. É um momento de análise de qual será o programa de necessidades, distribuição na planta e pavimento tipo (se for prédio vertical), áreas privativas, áreas comuns, relação entre áreas comuns, qualquer outro parâmetro de ordem técnica e outros estudos qualitativos-quantitativos que de alguma forma quando cruzado com parte econômica montam os cenários possíveis.

Assinale a opção que contempla a qual análise pertinente aos projetos o trecho apresentado se refere:

Pergunta 4 Voltada aos usos e ocupações do solo dentro do contexto urbano, é uma lei que por sua vez faz parte de um documento maior que é o plano diretor. Se plano diretor tem por objetivo disciplinar o parcelamento, o uso e ocupação do solo, assim como prever diretrizes de evolução da cidade no aspecto social, ambiental, econômico e físico o papel da Lei de parcelamento, uso e ocupação é fazer valer por meio de um zoneamento, que deriva de uma série de estudos já preconizados pelo plano diretor. Assinale a opção a qual lei o trecho menciona:

Questionário 08

Pergunta 1 Tornou-se a partir de 2009 obrigatória pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia — Confea — determinado pela Resolução nº 1024, que em sua essência entendem que por meio dele é possível ter informações e subsídio para eventuais autorias de trabalho e dúvidas que possam vir a surgir, porém a forma de preencher, sua forma é livre para cada empresa, sendo delegado alguém em obra responsável pelo seu preenchimento. Assinale a opção que apresente a qual instrumento Resolução nº 1024 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia — Confea se refere:

Pergunta 2 Esse documento deve ser emitido seja para projeto, seja para execução, ou qualquer outra atividade de prestação de serviço dentro de nossa área de atuação, no caso dos engenheiros conforme instituído pela Lei nº 6.496/77. Este é o instrumento que define, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, inclusive para os efeitos legais. Assinale a opção que apresente a qual documentos a Lei nº 6.496/77 apresentada no trecho acima se refere:

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$45,00
     
    CHAVE PIX TELEFONE
     
    75992709085

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...