13/07/2023

ATIVIDADE 4 - MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

1ª QUESTÃO Os diagramas de esforços internos representam graficamente os esforços que as estruturas estão submetidas. Os diagramas podem ser uniformes, descontínuos, apresentar comportamento linear ou não, dentre outras características. A respeito das características dos diagramas de esforços internos, observe as seguintes assertivas:
I - Um diagrama de esforço cortante não terá descontinuidade no ponto da aplicação da carga concentrada.
II - Um diagrama de esforço cortante não terá descontinuidade no ponto da aplicação de um momento concentrado.
III - A aplicação de várias cargas concentradas em diagrama de momento fletor com característica linear.
IV - Um diagrama de momento fletor precisa, necessariamente, ter unidade de medida em kN.m.
Assinale a alternativa que contempla as assertivas corretas:

Apenas a I e II estão corretas
Apenas II e III estão corretas
Apenas a I e III estão corretas
Apenas a II, III e IV estão corretas
Apenas a III e a IV estão corretas.
 
2ª QUESTÃO As reações de apoio são determinadas a partir da vinculação da estrutura. Estas vinculações representam a forma como elas estão apoiadas e, por consequência, o grau de mobilidade de cada parte da estrutura. Considerando este contexto, DETERMINE qual é o módulo da reação de apoio na direção do eixo Y no ponto A da barra representada na figura abaixo. 
 
1 kN
14,5 kN
15,5 kN
19 kN
28 kN

3ª QUESTÃO O diagrama de cortante representa visualmente os esforços de cisalhamento aos quais uma barra está submetida. Considerando a estrutura abaixo, CONSTRUA o diagrama de esforço cortante e DETERMINE qual o módulo máximo do esforço cortante sofrido por esta barra.
 
1,0 kN
14,5 kN
15,5 kN
19 kN.m
28 kN
 
4ª QUESTÃO No pré dimensionamento de uma obra necessitou-se de estabelecer um orçamento da quantidade de aço. Para tanto deve-se conhecer o momento fletor máximo dos elementos estruturais. Sendo assim, você engenheiro de produção deve determinar qual o momento fletor máximo desta viga.

39,375 kN.m
3,9375 kN.m
393,75 kN.m
3937,5 kN.m
0,39375 kN.m
 
5ª QUESTÃO As forças externas são todas aquelas que são aplicadas nas estruturas, seja por exercerem função de apoio para outras estruturas ou sobrecargas ou por exercerem a vinculação com a sua base. Estas forças variam entre cargas concentradas, cargas distribuídas e momentos concentrados. Neste contexto, observe as forças externas na estrutura abaixo e ASSINALE a alternativa que conta apenas a(s) correta(s):

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$15,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...