04/07/2023

MAPA – GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

A possibilidade de trabalhar em casa é uma ideia que tem animado cada vez mais trabalhadores e empresas. Nos últimos anos, o número de trabalhadores que não se veem compelidos a se deslocar de suas residências para realizar as atividades laborais tem crescido significativamente, seja trabalhando por conta própria, seja por ter essa modalidade de trabalho disponibilizada por seus empregadores. Com o enorme desenvolvimento e a popularização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a possibilidade de poder trabalhar em qualquer lugar se tornou uma realidade bastante acessível e, muitas vezes, atrativa.

Assim, o tema teletrabalho (também denominado home office, trabalho remoto, trabalho a distância, entre outros termos) mostra-se bastante atual. Ao se aproximar mais do tema, porém, pode-se constatar que, muitas vezes, ele tem sido tomado como uma grande panaceia: uma modalidade capaz de resolver todos os problemas do trabalho e que só apresenta vantagens a todos os interessados, uma prática que pode chegar a mascarar questões preocupantes sobre o mundo do trabalho contemporâneo. A própria conceituação de teletrabalho ainda se mostra bastante heterogênea; existem diferentes nomenclaturas se referindo às mesmas práticas, bem como situações bastante divergentes referidas pelos mesmos termos. Então, esta revisão de literatura investiga o estado da arte das produções sobre o conceito de teletrabalho e das diferentes aplicações que vêm sendo observadas, assim como o que tem sido discutido na literatura científica acerca do tema. Além disso, textos midiáticos são discutidos para ilustrar questões atuais que têm circulado sobre o assunto. Demonstra-se que, longe de ser mera novidade, essa modalidade de trabalho tem trazido à tona diversas questões que devem ser cuidadosamente analisadas.”

“(…) O termo teletrabalho está associado ao trabalho realizado remotamente, por meio de TIC, possibilitando a obtenção dos resultados do trabalho em um local diferente daquele ocupado pela pessoa que o realiza (ROSENFIELD; ALVES, 2011). Há registros sobre a realização do trabalho a distância desde os anos 1950, sendo que nas décadas de 1960 e 1970 não era incomum a prática do trabalho em casa para a produção de vestuário, têxteis e calçados, embalagem e montagem de materiais elétricos.”

Diante do contexto apresentado sobre o teletrabalho, essa atividade de aprendizagem prática tem como objetivo te levar a buscar informações sobre este assunto. Assim, nesta atividade MAPA seu desafio consiste em:

1) Encontrar uma empresa que adotou o regime de teletrabalho e conversar com o gestor de pessoas levantando as seguintes informações:
    a) Fazer uma breve apresentação da empresa, do ramo, localização, tempo no mercado, catálogo de produtos, quantidade de trabalhadores etc.
    b) Identificar como são dispostos os cargos da organização de maneira gráfica, isto é, fazendo a estrutura organizacional hierárquica (organograma).
    c) Especificar dois cargos dentro dessa organização. Considere o conteúdo do cargo, quais são os métodos e processos de trabalho, as responsabilidades e a autoridade.

2) Agora que você já conhece um pouco da empresa, a(o) questione sobre a realização dos treinamentos em teletrabalho:
    a) Quais foram os maiores desafios?
    b) Quais os pontos positivos?

Caso a empresa não tenha realizado nenhum, pergunte ao Gestor de Pessoas os motivos que levaram a empresa e o gestor a não implementar programas de treinamento neste período.

3) Agora, faça um texto apresentando um treinamento que fora elaborado, ou, caso a empresa ainda não tenha elaborado um, pergunte como o gestor de pessoas da empresa o faria.

OBSERVAÇÃO: as perguntas a serem feitas ao gestor devem ser com relação à metodologia de treinamento, ou seja, o alinhamento com o planejamento estratégico da empresa, a necessidade que se pretende atender (o problema que será resolvido), seu planejamento (se os cursos foram/serão escritos, a sequência de temas, como esses temas foram/serão abordados), como fora/será a execução deste treinamento (agenda, infraestrutura, instrutor e participantes) e se no final ocorreu/ocorrerá alguma prova prática ou teórica sobre o conteúdo, isto é, uma avaliação geral do treinamento. Baseie-se na breve metodologia para montagem de um programa de treinamentos mencionada na página 54 de seu livro da disciplina.

4) Agora, coloque-se como gestor de pessoas dessa organização. Você faria algo diferente neste treinamento que fora citado? Se sim, apresente as fragilidades encontradas e as soluções de melhoria. Caso sua resposta seja não, elenque e discorra sobre os acertos deste.

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$60,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

AV2 - Algoritmos e Lógica de Programação [RESOLVIDA]

1) Enquanto um vetor é uma estrutura de dados homogênea unidimensional, pelo motivo de crescer os dados de estrutura apenas em uma direção, ...