13/07/2023

ATIVIDADE 4 - USINAGEM E CONFORMAÇÃO

1ª QUESTÃO A energia consumida no corte dos diferentes tipos de materiais é, amplamente, convertida em calor próximo à ponta da ferramenta, desse modo, muitos dos problemas econômicos e técnicos da usinagem são causados, direta ou indiretamente, por esta ação de aquecimento. As ferramentas são aquecidas a altas temperaturas, conforme a taxa de remoção de metal aumenta e, acima de certas velocidades críticas, as ferramentas tendem a entrar em colapso, após o tempo de corte muito curto sob a influência de tensão e temperatura. Considerando o enunciado e seus conhecimentos sobre o processo de usinagem, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O cálculo da temperatura, feito com mais precisão, requer dados para variação, por meio da temperatura do calor específico e condutividade térmica do material de trabalho.

PORQUE

II. Quando o aço é usinado em alta velocidade sem o uso de um refrigerante, o cavaco geralmente muda de cor para tonalidades de marrom ou azul alguns segundos após se desprender da ferramenta. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

As asserções I e II são proposições verdadeira, e a II é uma justificativa da I. 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 

As asserções I e II são proposições falsas. 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 

As asserções I e II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa da I.

2ª QUESTÃO A extrusão é um processo de fabricação que envolve a deformação de um material, como metal, plástico ou cerâmica, forçando-o a passar por um orifício em uma matriz para obter um perfil ou forma desejada. Durante a extrusão, o material é submetido a altas pressões e temperaturas, o que permite sua conformação plástica e a obtenção de peças com geometrias complexas e precisas. Considerando o enunciado e seus conhecimentos sobre o processo de extrusão, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As duas principais vantagens desse processo em relação a outros processos de fabricação, são a sua capacidade de criar seções transversais muito complexas e de trabalhar materiais frágeis.

PORQUE

II. O material só encontra tensões de compressão e cisalhamento e, também, por formar peças com excelente acabamento superficial.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

As asserções I e II são proposições verdadeira, e a II é uma justificativa da I. 

As asserções I e II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa da I. 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 

As asserções I e II são proposições falsas.

3ª QUESTÃO Os fabricantes de ferramentas fornecem tabelas e recomendações específicas para a velocidade de corte ideal em diferentes materiais, como pode ser visto na tabela abaixo. Velocidade de corte e avanço recomendados para fresas

Material Vc(m/min) Avanço (mm/min) Desbaste Acabamento Desbaste Acabamento

Aço Baixo Teor de Carbono 16 22 32 28

Aço Beneficiado 13 15 20 16

Ferro Fundido 14 19 40 34

Latão/Bronze 30 37 63 52

Alumínio 155 200 83 70

Assinale a alternativa de qual deve ser a rotação por minuto (rpm) para realizar o processo de acabamento em um tarugo de latão de 14 mm de diâmetro, em uma fresadora de topo:

4ª QUESTÃO O fluido de corte é um elemento importante na usinagem, sendo utilizado para auxiliar no processo de remoção de material e melhorar as condições de corte. Também conhecido como lubrificante de corte, o fluido de corte desempenha diversas funções essenciais.

Em relação aos fluidos de corte durante o processo de usinagem, analise as afirmativas abaixo:

I. O fluido de corte forma uma camada lubrificante entre a ferramenta de corte e a peça, reduzindo o atrito eo desgaste da ferramenta. Isso resulta em uma vida útil prolongada da ferramenta e menor necessidade de afiação ou troca.

II. Durante o processo de usinagem, o fluido de corte auxilia na dissipação do calor gerado pelo atrito entrea ferramenta e a peça. Ele retira o calor da zona de corte, reduzindo a temperatura e evitando o superaquecimento, o que pode danificar a ferramenta e afetar a qualidade da peça.

III. O fluido de corte ajuda a evacuar os cavacos (fragmentos de material) que são gerados durante o corte.Ele os lubrifica e os transporta para fora da zona de corte, evitando que se acumulem e prejudiquem a operação.

IV. Um fluido bem-sucedido não deve ser tóxico ou ofensivo para o operador; não pode oferecer perigo de incêndio; não pode ser prejudicial ao sistema de lubrificação da máquina-ferramenta; não deve corroer ou descolorir a peça usinada.

É correto o que se afirma em:

I e II, apenas. 

III e IV, apenas. 

I, II e III, apenas. 

I, III e IV, apenas. 

I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO A seleção correta da rotação desempenha um papel fundamental na obtenção de resultados satisfatórios na usinagem, incluindo um acabamento de superfície adequado, uma remoção de material eficiente e uma vida útil prolongada da ferramenta. Assinale a alternativa de qual deve ser a rotação por minuto (rpm) para realizar o processo de acabamento no torno um tarugo de alumínio de 27 mm de diâmetro, com uma velocidade de corte de 325 m/min:

1589 RPM 

3833 RPM 

5013 RPM 

1062 RPM 

1834 RPM

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$15,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...