24/07/2023

Questionários de Estruturas de Concreto Armado I [RESOLVIDOS]

Questionário 01

Pergunta 1

O concreto simples pode ser definido como um material composto por aglomerantes, agregados miúdos e graúdos e água, e essa mistura resulta em um material resistente à compressão. Diante dessa definição do concreto, como a argamassa pode ser definida?

Pergunta 2

O concreto armado combina as qualidades do concreto (durabilidade e boa resistência à compressão) com as do aço (ductilidade e resistência à tração e à compressão elevadas). Qual das alternativas a seguir não representa uma vantagem do concreto armado.

Pergunta 3

Conforme a NBR 8681 (2004, p.01) as ações são “causas que provocam o aparecimento de esforços ou deformações nas estruturas''. São ações do tipo acidentais:

Pergunta 4

Ao considerar o projeto de uma laje maciça, o projetista deve atentar-se que o peso próprio desse tipo de elemento é resultante de uma composição dos pesos do concreto simples e do aço estrutural. De acordo com NBR 6118 (ABNT, 2014), esse peso específico pode ser considerado de 25 kN/m² para concretos armados convencionais. Tomando esse valor como verdadeiro, o peso próprio para 1m² de uma laje com espessura constante de 10 cm será de:

Questionário 02

Pergunta 1

No pré-dimensionamento de uma laje, um dos primeiros passos é arbitrar um valor para a altura útil. Diante disso, qual o valor estimado da altura útil (d) de uma laje maciça totalmente engastada em todos os lados?

Geometria da laje: 

Pergunta 2

A NBR 6118 (2014) recomenda algumas espessuras mínimas em lajes maciças. A espessura de uma laje em balanço deve ser de no mínimo:

Pergunta 3

As lajes são apoiadas em três tipos de apoio: paredes divisórias, vigas ou pilares, sendo mais comum a vinculação em vigas. No caso onde há continuidade entre duas lajes vizinhas a vinculação da borda será considerada como:

Pergunta 4

O cálculo dos esforços solicitantes incidentes em uma laje deve considerar o estabelecimento dos vínculos desse elemento nos apoios, sejam eles pontuais, sejam lineares. Das alternativas a seguir, pode-se dizer que é um tipo de apoio de laje:

Questionário 03

Pergunta 1

Para a determinação das reações cortantes em lajes armadas em duas direções, o procedimento simplificado recomendado pela NBR 6118 (2014), considerando que a análise plástica não for efetuada, as charneiras podem ser aproximadas por retas inclinadas, a partir dos vértices, com os seguintes ângulos:

I - 45° entre dois apoios do mesmo tipo.

II - 45° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado;

III - 60° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado;

IV - 60° a partir do apoio, quando a borda vizinha for livre

V - 90° a partir do apoio, quando a borda vizinha for livre

Estão corretos os itens:

Pergunta 2

O comportamento das lajes armadas em duas direções pode ser bastante diferente das lajes armadas em uma direção, sendo o cálculo mais complexo nesses casos. Qual das alternativas abaixo não é admitida para o cálculo de esforços em lajes maciças armadas em duas direções?

Pergunta 3

O dimensionamento dos elementos fletidos é realizado neste Estádio e essa situação é denominada de “cálculo na ruptura”. Esta definição corresponde ao Estádio de deformação:

Pergunta 4

“Nesta fase, as tensões normais decorrentes do carregamento ainda não produzem efeitos nocivos, sendo de baixa intensidade e portanto, o concreto é capaz de resistir às tensões de tração”. Esta definição corresponde ao Estádio de deformação:

Questionário 04

Pergunta 1

A NBR 6118 (2014) apresenta algumas hipóteses básicas que devem ser consideradas no cálculo de elementos de concreto armado sujeitos a tensões normais em Estado-Limite Último (ELU). É uma dessas hipóteses:

Pergunta 2

Para uma seção transversal de concreto armado na ruína, qual é o domínio de deformação onde só existem tensões de compressão?

Pergunta 3

No cálculo da posição da linha neutra em estruturas fletidas, verifica-se o domínio de deformação em que se encontra e deve-se atentar para que os limites estabelecidos pela NBR 6118 (2014) sejam atendidos. Caso não seja possível atender esses limites, algumas alterações podem ser consideradas, entre elas:

Pergunta 4

Uma maneira facilitada de determinar a armadura longitudinal de seções retangulares de concreto armado é através de tabelas com os coeficientes K. Para uma viga de seção transversal 20 x 40 cm, altura útil de 37,5 cm e momento característico máximo (Mk,máx) de 10.000 kN.cm, o coeficiente Kc será de:

Questionário 05

Pergunta 1

As lajes maciças de concreto armado são elementos bidimensionais onde a espessura é consideravelmente menor que as dimensões do plano (comprimento e largura). De acordo com a NBR 6118 (2014), a espessura mínima para uma laje em balanço deve ser de: 

Pergunta 2

Estime a altura útil de uma laje com dimensões 600 x 400 cm, engastada em duas das suas bordas.Correto!

Pergunta 3

Nas estruturas de concreto armado, a análise de três elementos é importante, sendo elas: as lajes, as vigas e os pilares. A flexão normal simples incide principalmente sobre:!

Pergunta 4

O início do dimensionamento das vigas em um projeto estrutural consta da identificação dos seus dados iniciais. Qual das alternativas a seguir não corresponde a um desses dados:

Questionário 06

Pergunta 1

A armadura longitudinal é o principal elemento resistente aos esforços de flexão em vigas de concreto armado. O que devemos fazer quando o valor da armadura calculada (As) é inferior à armadura mínima (As,min), de acordo com a NBR 6118 (2014)?

Pergunta 2

Em um dimensionamento de uma viga fletida o valor calculado para a armadura longitudinal (As) foi de 8,50 cm². Qual das configurações de barras abaixo melhor atende a esta armadura?

Pergunta 3

Julgue os itens a seguir respeito de vigas duplamente armada:

I. Uma viga com armadura dupla é aquela que possui uma armadura longitudinal resistente na região tracionada e outra região comprimida.

II. A armadura dupla permite dimensionar as seções cujas deformações encontram-se no domínio 4, desde que se altere algum dos parâmetros inicialmente adotados.

III. Normalmente o domínio 4 é evitado em vigas com armadura dupla, em função da peça estar mais propensa à ruptura do tipo frágil.

IV. Em uma seção com armadura dupla, a sigla “As” representa a armadura tracionada e a sigla “Ac” representa a armadura comprimida.

Estão corretos os itens:

Pergunta 4

Quais serão as armaduras As e As’ para uma viga de seção transversal de 12 x 60 cm, d = 56 cm, d’ = 3 cm, aço CA 50, concreto fck 20 MPa e momento característico atuante de 120 kN.m?

Questionário 07

Pergunta 1

O detalhamento das armaduras necessárias em uma seção transversal é uma das principais e mais importantes etapas do dimensionamento estrutural. Em uma viga com seção T, é correto dizer que a armadura lateral mínima:

Pergunta 2

Para garantir o correto posicionamento das barras de aço, compatibilizar o espaçamento das barras às dimensões dos agregados graúdos e atender alguns parâmetros normativos, a NBR 6118 (2014) estabelece alguns espaçamentos mínimos. Entre eles:

I.  20 mm na direção horizontal.

II. 20 mm na direção vertical.

III. 1,2 do diâmetro da barra na direção horizontal.

IV. 0,5 do diâmetro da barra na direção vertical.

Entre os itens acima, estão corretos:

Pergunta 3

Lajes nervuradas são estruturas em que a parte da seção transversal é preenchida por concreto e aço, e parte por um material inerte, tendo como principal vantagem a redução do peso próprio da laje. Entre os possíveis materiais empregados para preenchimento desse tipo de laje, destaca-se:

poliestireno expandido.

Pergunta 4

As lajes nervuradas podem ser calculadas simplificadamente como lajes maciças no regime elástico, desde que atendidas algumas especificações, entre elas:

Questionário 08

Pergunta 1

Cobre o comportamento de vigas com armadura transversal, considere:

I.  Nas regiões próximas aos apoios, com o aumento das tensões de tração inclinada surgem as “fissuras de flexão”.

II. Com a abertura das fissuras, o aço das armaduras transversais passa a ser solicitado.

III. Quando a armadura da viga é suficiente, o aço alcança a tensão de escoamento e atinge grandes deformações

Das afirmativas acima:

Pergunta 2

Analise a imagem a seguir:

As fissuras da viga são causadas por qual tipo de esforço?

Pergunta 3

A NBR 6118 trouxe inovações para o cálculo da armadura transversal, sendo as principais formas:

I.  Considerar apenas inclinações de 45° para a biela de compressão.

II. Novidades para o cálculo da força cortante absorvida por mecanismos complementares (Vc).

III. Definição de um valor a ser adotado para a resistência do concreto nas regiões fissuradas (fcd2).

Das afirmações acima, estão corretas:

Das afirmativas acima:

Pergunta 4

Segundo a NBR 6118:2014, a parcela da resistência proporcionada pelos mecanismos complementares deve ser definida em função do tipo de solicitação existente no elemento, sendo:

  


 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$45,00
     
    CHAVE PIX TELEFONE
     
    75992709085

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...