08/07/2023

QUESTIONÁRIOS - ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO I [RESOLVIDOS]

QUESTIONÁRIO 1

Pergunta 1 O concreto simples pode ser definido como um material composto por aglomerantes, agregados miúdos e graúdos e água, e essa mistura resulta em um material resistente à compressão. Diante dessa definição do concreto, como a argamassa pode ser definida?

Mistura homogênea de agregado miúdo e água.
Mistura homogênea de cimento, agregado graúdo e água.
Mistura homogênea de cimento e água.
Mistura homogênea de agregado miúdo e agregado graúdo.
Mistura homogênea de cimento, agregado miúdo e água.
 
Pergunta 2 O concreto armado combina as qualidades do concreto (durabilidade e boa resistência à compressão) com as do aço (ductilidade e resistência à tração e à compressão elevadas). Qual das alternativas a seguir não representa uma vantagem do concreto armado.

Boa resistência mecânica.
Necessidade de mão de obra muito especializada
Proteção química da barra de aço.
Moldabilidade.
Monolitismo.

Pergunta 3 Conforme a NBR 8681 (2004, p.01) as ações são “causas que provocam o aparecimento de esforços ou deformações nas estruturas''. São ações do tipo acidentais:

Ações inicialmente variáveis e depois permanentes.
Ações cujo valor varia muito durante a vida útil da peça.
Ações com pequenas variações durante a vida útil.
Ações variáveis que atuam nas construções em função de seu uso.
Ações constantes ou com pequenas variações.
 
Pergunta 4  Ao considerar o projeto de uma laje maciça, o projetista deve atentar-se que o peso próprio desse tipo de elemento é resultante de uma composição dos pesos do concreto simples e do aço estrutural. De acordo com NBR 6118 (ABNT, 2014), esse peso específico pode ser considerado de 25 kN/m² para concretos armados convencionais. Tomando esse valor como verdadeiro, o peso próprio para 1m² de uma laje com espessura constante de 10 cm será de:

2,5 kN/m³
35 kN/m²
2,5 kN/m²
75 kN/m³
0,35 kN/m³
 

QUESTIONÁRIO 2

Pergunta 1 No pré-dimensionamento de uma laje, um dos primeiros passos é arbitrar um valor para a altura útil. Diante disso, qual o valor estimado da altura útil (d) de uma laje maciça totalmente engastada em todos os lados? Geometria da laje:

4,2 mm
4,2 cm
21 mm
2,1 mm
42 cm.
 
Pergunta 2 A NBR 6118 (2014) recomenda algumas espessuras mínimas em lajes maciças. A espessura de uma laje em balanço deve ser de no mínimo:

10 cm
7 cm
8 cm
15 cm
12 cm
 
Pergunta 3 As lajes são apoiadas em três tipos de apoio: paredes divisórias, vigas ou pilares, sendo mais comum a vinculação em vigas. No caso onde há continuidade entre duas lajes vizinhas a vinculação da borda será considerada como:

Sem vínculo.
Simplesmente engastada.
Perfeitamente engastada
Elasticamente engastada.
Simplesmente apoiada.
 
Pergunta 4 O cálculo dos esforços solicitantes incidentes em uma laje deve considerar o estabelecimento dos vínculos desse elemento nos apoios, sejam eles pontuais, sejam lineares. Das alternativas a seguir, pode-se dizer que é um tipo de apoio de laje:

Engaste plástico
Apoio duplo
Engaste elástico
Engaste duplo
Apoio plástico


QUESTIONÁRIO 3...

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$48,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...