03/01/2009

LEONARDO DA VINCI




Durante estas férias resolvi dedicar-me aos autores das Teorias Científicas e invenções que utilizo como exemplo nos estudos das muitas aulas já publicadas aqui no Blog, criando a Série "Os Cientistas". Poderia ter começado esta série - por razões óbvias - por Nicolas Carnot, pai da Termodinâmica e de influência fundamental na Refrigeração, área em que atuo com maior frequência. Mas existe um cientista, que na minha opinião representa o principal nome na contribuição ao mundo científico.
Leonardo da Vinci! Sim o pintor italiano Leonardo, considerado um dos principais nomes da era Renascentista. Além de pintor ele era cientista, inventor, físico, matemático, músico, arquiteto, urbanista, engenheiro civil e militar. Para a mecânica, além de tantos inventos, contribuiu para a invenção do mancal de rolamentos, quando esboçou o que seria a transmissão de movimento de rodas com um mínimo de atrito. Então, a partir deste sábado vou publicar aqui no blog informações sobre a vida e obra de vários homens e mulheres que mudaram o mundo com seus conceitos e invenções. Participem das enquetes colocando suas opiniões a respeito dos cientistas que querem ver aqui na série. Se tiver algum nome em especial coloque seu comentário no final da postagem para que eu possa pesquisar e publicar aqui.


Leonardo da Vinci nasceu na Itália em 1452, onde enfrentou problemas bem parecidos com o que vemos hoje. Seus pais eram separados, era considerado filho ilegítimo! Morou durante alguns anos com seu avô, onde levava uma vida relativamente normal para a época,tinha até denúncias de maus costumes, certamente alguma travessura de um jovem sem muita pretensão na vida, que naquele tempo era considerada falta grave para os padrões da igreja. Aos 16 anos começou a mostrar-se para o mundo, através de desenhos e pinturas. Por ser muito bonito e apresentável fisicamente, Leonardo serviu de modelo para escultores e pintores. Mas, foram sua extrema inteligência e talento que o colocaram entre os famosos. Apesar de estar entre os melhores não aproveitou totalmente a oportunidade por estar envolvido em projetos arquitetônicos e inventos mecânicos. Todavia a história prova que a ele não seria acrescentado técnicas de pintura, pois era notadamente superior na aplicação dos contrastes de cores de forma impressionante.
A genialidade de da Vinci é extraordinária, suas obras, mesmo as inacabadas encanta os críticos de arte, pelo fato de poderem avaliar uma obra no instante da concepção. Em Milão no ano de 1499, sua alma arquitetônica transcende do artista, quando ele deixa uma reforma em uma igreja para projetar e construir uma rede de canais e um grande sistema de abastecimento de água e irrigação. Urbanizou completamente a cidade, proporcionando ruas e calçados no formato que até hoje adotamos com as calçadas mais altas para permitir aos pedestres transitar com maior segurança. Certamente já tomava cuidado com pedestres devido aos projetos de um automóvel que dispensava cavalos. Antecipou-se em trezentos anos na indústria automobilística!
Em 1500 publicou estudos de Anatomia e Proporções de Perspectiva e Óptica. Em Veneza, quando esta estava ameaçada pelos Turcos , da Vinci projetou catapultas. Como já estudava proteção aérea, na Engenharia Militar ele descreveu movimentos de pouso e decolagem baseando-se nos pássaros. Criou um pára-quedas e projetou um engenho voador mecânico que girava em torno do próprio eixo, chamado por ele de parafuso aéreo. Estes projetos de aviação antecederam a construção do helicóptero.

Baseado na Hidrostática, na Hidrodinâmica e nos princípios de Arquimedes Leonardo inventou a bomba hidráulica para elevar água. Este princípio de deslocamento de fluidos representa hoje o equipamento fundamental para todos os processos industriais. O que hoje conhecemos como transmissão automática (câmbio), foi idealizado por da Vinci para melhorar o deslocamento de carros de guerra movido por homens, o sistema de transmissão por diferencial também foi utilizado em seus carros de guerra. Estudou aerodinâmica de navios e barcos melhorando seus projetos e construções. Inventou o bote salva-vidas e o submarino.

Dissecou corpos humanos para estudar Anatomia e a Mecânica dos Corpos. Da Vinci esboçou retratos de embriões com suas formas e comportamentos durante a gestação. Até hoje estes princípios servem de rota para a Medicina. Medidas Humanas foram conhecidas com a exposição dos escritos que abordavam o Homem Vetruviano, figura largamente utilizada nas áreas de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas. Com estes conhecimentos ele desenvolveu a Geometria, a Hidráulica e a Geometria dos Sólidos. Aprofundou-se em conhecimentos de Matemática, Arquitetura e Engenheria.

Um fato impressionante prova a genialidade de Leonardo da Vinci! No fim da vida ele confessou ter dissecado cerca de 30 corpos humanos comprados ou algumas vezes roubados. A surpresa porém é que todas as anotações destas dissecações eram indecifráveis por dois motivos: para preservar a autoria, visando méritos científicos e para proteger-se da Igreja pois este ato era considerado heresia, falta gravíssima naqueles tempos. Por isso ele escrevia suas anotações para serem lidas apenas diante de um espelho, uma maneira surpreendentemente inteligente de criar anagramas em suas escritas.

No dia 02 de maio de 1519 morreu o inventor e artista conhecido como Mestre Leonardo, autor da obra Mona Lisa del Giocondo (entre outras) e de invenções fantásticas capazes de medir a distância entre o Sol e a Terra e também o tamanho da Lua. Além disso, inventou a calculadora mecânica, a bicicleta e a primeira máquina a vapor com água aquecida pelo Sol através de lentes côncavas.
"A MORTE DO SER FÍSICO, TALVEZ TÃO INDECIFRÁVEL QUANTO SEUS CÓDIGOS E ANAGRAMAS, NÃO CONSEGUE APAGAR A GENIALIDADE E A VERSATILIDADE DE UM HOMEM QUE CONCENTROU-SE EM TANTAS ÁREAS BUSCANDO SUPERIORIDADE E EXCELÊNCIA EM TODAS AS SUAS OBRAS, O QUE FAZ DO SEU SUCESSO ALGO ETERNO!"

3 comentários:

  1. ciao e grazie di avermi aggiunto tra i blog che segui..lo farò pure io... Leonardo da Vinci rappresenta davvero l'emblema della genialità italica.
    buon 2009!

    ResponderExcluir
  2. Falar sobre da Vinci é jogar-se de corpo e alma na História em busca de conhecimento. olhar toda tragetória de uma vida traçada em cima de descobertas e invenções simplesmente para beneficio futoro da humanidade.
    Obrigado da Vinci por ter sindo um gênio e ter descoberto tanto para meu beneficio hoje. E obrigado Carlão por esta idéia maravilhosa de falar de pessoas famosas pelos seus nomes citados pelo mundo, porém, pouco conhecidas pelas suas obras.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Meu nome é Gustavo.
    Adorei seu texto, e como sugestão, gostaria que você falasse num momento oportuno, de nikolas tesla.
    Esse cara tembém foi muito genial.

    ResponderExcluir

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Determine a energia potencial elétrica...

Determine a energia potencial elétrica presente no ponto P, admita:  Q= 10 ^-6    ED= 0,7 m  E o meio é o vácuo. ATIVIDADE RESOLVIDA   ...