30/01/2009

CAVITAÇÃO


  • A cavitação é um fenômeno físico que ocorre no interior das bombas de deslocamento hidrodinâmico de fluidos. Consiste na formação de bolhas de ar ou vapor do fluido bombeado.
  • Estas bolhas chocam-se contra as paredes da carcaça da bomba (voluta ou difusor) e dos rotores (principalmente os fechados), causando desgastes profundos na estrutura dos mesmos como trincas e rachaduras, na maioria das vezes irreversíveis.
  • Este fenômeno pode ser causado por falhas no projeto das linhas de transferência, na variação da temperatura do fluido ou falhas na operação da bomba. Estas falhas ou variações causam desníveis de pressão (entre a pressão do fluido bombeado e a pressão atmosférica) na tubulação permitindo a formação da cavitação.
  • A cavitação causa vibração nas bombas e na tubulação, esta vibração agride as peças rotativas como os mancais de rolamento aumentando o atrito entre os corpos rolantes, consequentemente aumentando a temperatura.
  • Os acionadores (motores elétricos ou de combustão) também são atingidos pelos efeitos da cavitação, causando desgastes e perdas de energia em todo o conjunto mecânico. Com a cavitação há um aumento considerável no ruído durante a operação, chegando em alguns processos a níveis insuportáveis.

3 comentários:

  1. Obrigada.
    Estou super feliz com a premiação.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiêêê tem um selinho pra vc no meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Tem as estrelas da manhã
    alinhadas em circulo
    como um farol de aviso
    aos navegantes
    incautos e perdidos
    que me habitam ...
    Se eu pudesse
    mascarava-me de lua nova
    (que se esconde nas tramas
    nebulosas
    do meu sentir)
    e escarnecia das sombras
    fantásticas
    que me desafiam
    com versos...
    (Maria Flor)

    Só passei para te desejar um final de semana lindo com muito amor...
    Abraços

    ResponderExcluir

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Determine a energia potencial elétrica...

Determine a energia potencial elétrica presente no ponto P, admita:  Q= 10 ^-6    ED= 0,7 m  E o meio é o vácuo. ATIVIDADE RESOLVIDA   ...