04/01/2009

MULHERES CIENTISTAS


Com a publicação da série "Os Cientistas" tive a ideia de criar uma enquete para que os visitantes do blog escolhessem os próximos cientistas a serem abordados. Com isto, quis listar na enquete dois homens e duas mulheres de destaque na área científica. Minha surpresa foi que na internet é muito difícil encontrar informações sobre mulheres cientistas. Não consegui listar mais do que duas. Fiquei impressionado! A falta de divulgação de estudos científicos e inventos que envolvem nomes de mulheres é absurdo. Da atualidade ainda encontrei referências, com projetos de biotecnologia e projetos envolvendo DNA e Genoma. Também na área de Engenharia Química, mas do passado é extremamente difícil listar com uma pesquisa simples nos buscadores da internet. Esta distância criada pela falta de divulgação causa na cabeça das pessoas um padrão de que só os cientistas (homens) conseguiram desenvolver teorias e fórmulas que influíram diretamente no desenvolvimento da Ciência.
Fui pesquisando palavra por palavra até juntar estes fatos que comprovam a influência feminina no meio científico. Alguns nomes aqui citados serão pesquisados mais a fundo para que possamos conhecê-las. Diante destes fatos já está certo que falarei sobre Marie Curie - que nos anos 20 ganhou dois prêmios Nobel - já no próximo sábado! Mas vou citar outros nomes para que possamos inserir este tema como elemento de discussão e pesquisa. Posteriormente peço-lhes que coloquem suas impressões nos comentários no final da aula.
Maria la Hebrea, a judia como era conhecida, desenvolveu o processo químico de aquecimento de uma substância sem que esta esteja diretamente em contato com a fonte de calor. Este processo é popularmente conhecido pela expressão "banho-maria", que muitos imaginam ser utilizado apenas na cozinha. No século 4 em Alexandria, uma mulher chamada Hipatia (foto) desenvolveu-se em Matemática, Astronomia e Filosofia, infelizmente teve fim trágico, quando fanáticos religiosos a assassinaram por conta de sua forte influência na cultura da Grécia.
No século 6, a médica Trótula escreveu os Tratados Ginecológicos e começou a partir deste momento a salvar vidas de mulheres com o desenvolvimento das técnicas de tratamentos. Encontrei vagas referências também com as invenções que envolvem as mulheres, algumas inventoras tiveram que patentear suas idéias em nome de seus pais e irmãos, devido ao fato de terem este direito negado.
A grandiosa Melitta, produtora de filtros de papel para café, teve seu início pelas mãos de Melitta Bentz, na Alemanha. Ela inventou estes filtros e já idealizava uma forma de serem utilizados em uma cafeteira elétrica. Apesar destes poucos registros a participação das mulheres no desenvolvimento científico e tecnológico mundial é muito grande, mas o reconhecimento está distante desta participação.
O próprio Prêmio Nobel é excludente quando trata das mulheres. A grande maioria dos contemplados é do sexo masculino! Durante a série aqui no Blog estarei dando destaque a estas MULHERES CIENTISTAS em suas respectivas áreas. Aguardem!

4 comentários:

  1. - Olá professor!!! agradeço sua visita e inclusão ao meu endereço e que demonstra a crença e o respeito pelo trabalho que estamos realizando de forma ética sensata e gora de alguma forma com você fazendo parte disso tudo... seja muito benvindo, já o adicionei também em nosso endereço.
    Grande abraço, sucesso e um feliz 2009

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Obrigada pela visita em meu blog.
    Fico no aguardo de mais cientistas mulheres.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. ola caro colega professor carlão gostaria de fazer menção sobre as mulheres dafisica criei um topico e tambem tive dificuldades em encontrar tais mulheres mas ai vai a minha contribuição para o seu blog MARIE CURIE E LISE MEITNER
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=3146016&tid=5295985930647098525

    ResponderExcluir
  4. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=3146016&tid=5295985930647098525

    ResponderExcluir

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

MAPA Cálculo Diferencial e Integral II 51/2024

Seja bem-vindo à atividade M.A.P.A. da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II. A presente atividade encontra-se dividida em três pa...