07/04/2023

ATIVIDADE 2 - DESENHO TÉCNICO - 51/2023 [RESOLVIDA]

1ª QUESTÃO A escala a ser escolhida para um desenho depende da complexidade do objeto ou elemento a ser representado e da finalidade da representação. Em todos os casos, a escala selecionada deve ser suficiente para permitir uma interpretação fácil e clara da informação representada. A escala e o tamanho do objeto elemento questão são parâmetros para a escolha do formato da folha de desenho. Sobre o efeito de orientação no desenho técnico, assinale a alternativa correta: 

Ao se desenhar uma vista em detalhe ou em corte, nunca pode-se mudar a escala real do objeto.

Ao se aplicar uma escala no desenho técnico, os valores descritos nas cotas devem também ser proporcionais às escalas.

Uma peça que possui lado de 50 mm é representada no desenho com uma linha de 25 mm, então pode-se dizer que foi aplicada uma escala 1:2.

Se uma linha de desenho é feita com 50 mm, e a peça representada possui essa aresta com tamanho real de 100 mm, então pode-se dizer que foi aplicada uma escala de ampliação de 4:1.

Se um objeto possui a dimensão de 20 mm de lado e, ao representá-lo no desenho, a linha tem 100 mm de comprimento, pode-se concluir que foi aplicada uma escala de redução de 5 vezes.

2ª QUESTÃO Entre o final do século 18 e o início do século 19, o matemático francês Gaspard Monge desenvolveu um sistema de representação de objetos por meio da descrição da Geometria, solidificando o que hoje se entende como um sistema de projeção ortográfica. O sistema é um instrumento utilizado para facilitar a produção em escala industrial de captura visual. Assim, uma projeção ortográfica mostra as dimensões reais de cada vista. Com relação à importância das projeções ortográficas e considerando a imagem, analise as afirmativas a seguir: 


I. Em desenho técnico, as vistas devem ser mostradas em um único plano, conforme a imagem. Para isso, os planos de projeção devem ser rebatidos, configurando a épura.

II. Foi empregado, na imagem, o método de projeção chamado 1º diedro, no qual a vista superior é desenhada abaixo da vista frontal e a vista lateral esquerda é desenhada à direita da vista frontal.

III. Na imagem, o número 1 representa a vista frontal do objeto.

IV. Na imagem, o número 2 representa a vista inferior do objeto.

É correto o que se afirma em:

I e II, apenas.

I, apenas.

IV, apenas.

I, II e III, apenas.

3ª QUESTÃO Em uma projeção cilíndrica oblíqua, a superfície frontal de um objeto é reproduzida em seu tamanho real. Assim, ao atingir a composição, os raios projetados são orientados de forma que coincidam diretamente com a frente da representação, detalhe que auxilia no processo de construção da perspectiva, porque para este tipo de projeção as medidas de altura e comprimento coincidem com a vista frontal. Sobre a importância desse tipo de perspectiva para a área vinculada à engenharia, analise as afirmativas a seguir:

I. Nas perspectivas cavaleiras sempre haverá um ponto de fuga, já que a noção de perspectiva é evidenciada por projeções cônicas.

II. A perspectiva cavaleira trabalha no mesmo sentido da isométrica, mas nesse caso as medidas seguem como referência apenas um único eixo fugitivo.

III. A partir da face frontal do objeto representado são traçadas linhas em uma única direção, com ângulos de 30º, 45º ou 60º.

IV. Com a definição do ângulo, poderá haver alteração no comprimento das linhas de profundidade, pois deve-se utilizar um fator de correção.

É correto o que se afirma em:

I e IV, apenas.

I, apenas.

II, apenas.

III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

4ª QUESTÃO As linhas utilizadas no desenho técnico são diferenciadas por suas características de construção e também por sua espessura, podendo ser encontradas linhas finas, médias e grossas. Essa diferenciação ocorre para que possamos identificar quando estamos representando por exemplo uma linha de contorno visível, ou uma linha de contorno não visível, uma linha de cota, entre outras.

Com base na padronização de linhas, relacione a primeira coluna com a segunda:

1. Linha contínua estreita a mão livre.

2. Linha tracejada larga ou estreita.

3. Linha traço e ponto estreita.

( ) Arestas e contornos não visíveis.

( ) Limites de vistas ou cortes parciais.

( ) Linhas de centro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

2, 1, 3.

3, 1, 2.

1, 2, 3.

2, 3, 1.

1, 3, 2.

5ª QUESTÃO Para as perspectivas Cilíndricas, temos o ponto de observação levado até o infinito, assim as linhas que atingem o objeto tornam-se todas paralelas, isso facilita na representação das peças em medidas para a construção, evitando erros em seu dimensionamento. A perspectiva cilíndrica une as três vistas de uma peça em uma única representação, resultando em eixos chamados de axonométricos, que partem de um mesmo ponto de origem; como os eixos da profundidade e comprimento têm inclinações previamente definidas, estes sofrem distorções em sua representação, já o eixo que representa a altura não o sofre. Sobre as perspectivas cilíndricas axonométricas, assinale a alternativa correta:

A perspectiva cavaleira, em que os ângulos do comprimento e profundidade são iguais quando comparados com a altura.

A perspectiva isométrica, em que os ângulos do comprimento e profundidade são diferentes quando comparados com a altura.

Os principais tipos de projeção cilíndricas axonométrica são as perspectivas cavaleira com dois eixos de inclinações diferentes e a altura representada na direção vertical.

A perspectiva trimétrica se assemelha à dimétrica com relação aos seus ângulos, mas a diferença reside no fato de que possui dois coeficientes de ajuste nas direções dos eixos do comprimento e profundidade.

A perspectiva dimétrica se assemelha à isométrica com relação aos seus ângulos, mas a diferença reside no fato de que possui dois coeficientes de ajuste nas direções dos eixos do comprimento e profundidade. 

 

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$15,00
     
    CHAVE PIX
     
    pixblog@mail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...