05/04/2023

Calcule os torques para elevar e baixar a carga no parafuso. [ATIVIDADE RESOLVIDA]

A função de um engenheiro projetista é determinar de forma correta a seleção dos materiais, seus custos e prazos, para sempre otimizar a montagem de diversos elementos de máquina que farão parte de um equipamento. Outro item importante a ser definido, será qual elemento quando a sua função for a de fixação, onde há diversas opções como as de união permanente como os Rebites, Soldagem, Adesivos Estruturais e os não permanentes como Cubos, Eixos Entalhados, Pino Cilíndrico, Chavetas e Parafusos. Como a seleção para este projeto é a de uma união não permanente e que deverá atender as seguintes funções:

-          Transformar o movimento angular em linear;

-          Transmitir potência;

-          Desenvolver grandes forças (prensas, macacos);

-          Fixadores rosqueados (importantes em junções não permanentes).

Assim, foi escolhido para a fixação o elemento Parafuso, que tem por definição a de ser um elemento de fixação não permanente, formado por: um corpo (haste + rosca), cabeça (alguns não possuem) e rosca (alguns possuem parte da haste, sem rosca).

Para nosso estudo, teremos que dimensionar um parafuso de elevação (Figura abaixo) e que são amplamente utilizados para o avanço em máquinas operatrizes, morsas, prensas, macaco e outros.


Para dimensionar um Parafuso de Avanço aplicado em Máquinas de Elevação de Carga, deverão serem seguidas as 6 Etapas descritas na questão proposta:

Um parafuso de potência de rosqueado único tem diâmetro de 28 mm, com um passo de 4 mm. Uma carga vertical nesse parafuso alcança um máximo de 7 kN. Os coeficientes de fricção são 0,07 para o colar e 0,10 para as roscas. O diâmetro friccional do colar é de 50 mm. Encontre o torque para elevar e baixar a carga e a eficiência global do parafuso.

Item 1) Calcule os torques para elevar ( ) e baixar ( ) a carga no Parafuso.

Item 2) Determine a eficiência global do parafuso (, com passo de P = 4 mm.

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$75,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...