10/04/2023

ATIVIDADE 2 - ENGENHARIA DO PRODUTO [RESOLVIDA]

1ª QUESTÃO “Em 11 de julho de 2021, o bilionário Richard Branson chegou a 86 km de altitude, a bordo de um avião espacial da sua empresa, a Virgin Galactic. O feito foi realizado dias antes de Jeff Bezos, fundador da Amazon, fazer algo parecido, concretizando o início da nova corrida espacial. Menos de uma semana depois da viagem de Branson, no dia 20 de julho, Jeff Bezos, na época homem mais rico do mundo, chegou ainda mais alto, 106 km acima de nosso planeta, em uma nave de sua empresa Blue Origin. Foi um voo com tecnologia mais avançada, parecida com a utilizada pelos astronautas, envolvendo um foguete e uma cápsula”. Sobre o exposto, qual é a estratégia de inovação com que essas empresas trabalham? 

Trabalham com uma estratégia defensiva, pois deixam que outras empresas arquem com custos maiores de desenvolvimento e corram o risco para abrir novos mercados. 

Trabalham com uma estratégia dependente, pois dependem de suas matrizes ou de seus clientes para introdução de inovações. Isso ocorre com empresas que são subsidiárias de outras ou aquelas que trabalham sob encomenda. 

Trabalham com uma estratégia ofensiva, pois possuem uma forte cultura de inovação, em que devem existir várias equipes dedicadas à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. 

Trabalham com uma estratégia tradicional, pois as inovações são pouco relevantes, limitando-se a mudanças mínimas no produto para reduzir custos, facilitar a produção ou aumentar a confiabilidade do produto. 

Trabalham com uma estratégia ostensiva, pois depende da rapidez com que as empresas conseguem absorver as inovações lançadas por outras e introduzir melhorias naqueles produtos pioneiros. 

2ª QUESTÃO A necessidade de desenvolver produtos cada vez mais rápido devido ao mercado e à concorrência faz com que as organizações repensem seus processos. Essa metodologia auxilia no processo e agiliza o desenvolvimento de produtos. As técnicas de DFMA têm como objetivo o trabalho em conjunto da equipe de desenvolvimento e visa à redução de componentes, peças e conjuntos de montagem, objetivando a redução de custo e tempo de montagem dos produtos, focando em alguns fatores. Com isso, analise as afirmativas a seguir: 

I. No DFMA, o projeto do produto leva em consideração os recursos produtivos disponíveis e evita tolerâncias muito pequenas no projeto. 

II. No DFMA, é preciso fazer um levantamento de necessidades, que são agrupadas, classificadas e ordenadas de acordo com o ciclo de vida do produto. 

III. No DFMA, deve-se pensar no design do produto com foco na automação do processo. IV. No DFMA, deve-se ter uma visão global no processo de desenvolvimento de produtos, a visão do cliente, de fornecedores e de concorrentes. 

 É correto o que se afirma em: 

I e III, apenas. 

II e IV, apenas. 

I, II e III, apenas. 

II, III e IV, apenas. 

I, II, III e IV. 

 3ª QUESTÃO Em um projeto de uma máquina mecânica, é fundamental obter as necessidades reais a partir da voz dos clientes, logo, é necessário desenvolver os itens exigidos a fim de avaliar o produto em todas as fases do projeto, com isso, cumpre-se o objetivo de verificar se as necessidades dos clientes são atendidas pelo produto. Sobre as necessidades de atendimento à legislações em uma máquina mecânica, assinale a alternativa correta: 

Em uma máquina, é necessária a aplicação da LGPD. 

Em uma máquina, é necessária a apresentação da marca do projetista. 

Em uma máquina, é necessária a aplicação da NR12. 

Em uma máquina, é necessário um mecanismo de redução de ruídos. 

Em uma máquina, é necessário apresentar componentes ergonômicos. 

4ª QUESTÃO A criatividade é fundamental no desenvolvimento de um produto, independentemente da fase em que ele esteja, sendo a base para a geração de alternativas viáveis. E a inspiração é o primeiro sinal que surge na mente para uma descoberta criativa. Sabemos que a geração de ideias é crucial no processo criativo, porém não é a única e nem a parte final. Uma outra parte crítica no processo é verificar o que fazer com as ideias geradas, quais aproveitar e quais descartar. Para isso, existem diversas ferramentas para a escolha da melhor ideia. Assinale a alternativa que apresenta exemplos desse tipo de ferramenta: 

PDCA, MASP e FMEA. 

MESCRAI, Avaliação FISP e Brainwriting. 

MRP, ERP e 5W2H. 

Kanban, SWOT e 5S. 

DRE, SAP e Histograma. 

 5ª QUESTÃO “Praticidade, variedade de possibilidades e qualidade. Se você ainda não se rendeu ao verdadeiro e crescente reinado que as cápsulas de expresso têm exercido no mercado de cafés, saiba que você já é quase uma exceção entre aqueles que amam essa bebida. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em 2016 esse segmento já representava 0,6% do mercado da bebida no Brasil. Até 2019, segundo a associação, este índice deve chegar a 1,1%. Ao mesmo tempo em que o mercado de alimentos esforça-se para ser cada vez mais sustentável, consumidores conscientes e especialistas em meio ambiente notaram, que na contramão, o descarte das cápsulas consumidas não seguia o mesmo caminho. Feitas em sua maioria de componentes como alumínio e plástico, todos potencialmente recicláveis, as cápsulas usadas nem sempre acabam tendo a destinação correta e chegam à natureza como dejetos que demoram de centenas a milhares de anos para se decompor.” No projeto conceitual são estudadas as interações possíveis que o produto ou equipamento poderá desenvolver ao longo de todo o seu ciclo de vida. O termo Ergonomia é derivado da palavra grega “Ergon”, que significa trabalho; e da palavra “Nomos”, que significa regras. Assim, temos que a ergonomia é um conjunto de disciplinas que estuda a interação entre o homem, as máquinas, ambiente de trabalho e métodos organizacionais empregados com aplicação de conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia para solucionar problemas originados dessa interação. Sobre a ergonomia que deveria ser aplicada neste produto, assinale a alternativa correta: 

Ergonomia do produto. 

Ergonomia de produção. 

Ergonomia de embalagem e transporte. 

Ergonomia de consumo. 

Ergonomia de abandono do produto.

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$15,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...