15/04/2023

Questionário 02 - Formação Sociocultural [RESOLVIDO]

 Pergunta 1 A Lei Ambiental é uma lei de natureza mista, ou seja, possui conteúdo variado, disciplinando temas como o Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Administrativo. Entretanto, dos oitenta e dois artigos que a compõem, sessenta e nove deles são de natureza criminal, que, por sua vez, criam trinta e quatro tipos penais incriminadores: seis contra a fauna; catorze contra a flora; mais cinco referentes à poluição; quatro em prejuízo do ordenamento urbano e do patrimônio cultural; e por fim, outros cinco que atentam contra a administração ambiental. A lei Ambiental protege:

  I- O meio ambiente natural e cultural.
 II- O meio ambiente laboral e cultural.
III- O meio ambiente artificial.

IV- Apenas as florestas, rios e animais.


Estão corretas: 

  Apenas I.
  II e III.
  I, II, III e IV.
  I e II.
  I, II e III.
 
Pergunta 2 O art. 29 fez o legislador referência à “espécimes”, assim sendo, este deu sentido de que o tipo penal só se verificará com a ação:

I- Em face de vários exemplares da fauna, ou seja, que o dano aplicado em relação a tão somente um exemplar não configuraria crime.

II- Em face de alguns exemplares da fauna, ou seja, que o dano aplicado em relação a tão somente um exemplar não configuraria crime.

III- em face de apenas um exemplar da fauna, ou seja, que o dano aplicado em relação a tão somente um exemplar não configuraria crime. 

Está correto o que se afirma em: 


  Apenas II.
  I. II e III.
  II e III.
  Apenas I.
  I e III.
 
Pergunta 3 A cultura negra é uma característica fundamental da nossa nação, motivo pelo qual a cultura afro-brasileira se estabelece em todo nosso território. Vale destacar que ela é também o resultado das crenças:


  Nenhuma das alternativas
  Dos indígenas, dos portugueses e italianos, que por muitos anos, nos influenciaram com suas músicas, culinária e religiões.
  Dos indígenas, dos portugueses, italianos e alemães, que por muitos anos, nos influenciaram com suas músicas, culinária e religiões.
  Dos indígenas, dos portugueses, italianos, alemães e holandeses, que por muitos anos, nos influenciaram com suas músicas, culinária e religiões.
  Dos indígenas e dos portugueses, que por muitos anos, nos influenciaram com suas músicas, culinária e religiões.
 
Pergunta 4 A origem distinta dos africanos trazidos ao Brasil forçou-os a apropriações e adaptações para que suas práticas e representações culturais sobrevivessem. Assim, é comum encontrarmos a herança cultural africana representada em novas práticas culturais. As manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos. Só deixaram de ser perseguidos pela lei na década de 1930, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas. Assim, elas passaram a ser celebradas e valorizadas com a promulgação da lei nº 10.639 (Atualização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Essa lei exigiu que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio tenham em seus currículos o ensino da história e cultura afro-brasileira. 

Diante desta informação assinale a alternativa correta: 


  Uma das principais características da cultura afro-brasileira é que não há aspecto cultural em território nacional.
  Uma das principais características da cultura afro-brasileira é que ela está presente somente na região sul do país.
  Uma das principais características da cultura afro-brasileira é que não há homogeneidade cultural em todo território nacional.
  Nenhuma das alternativas
  Uma das principais características da cultura afro-brasileira é que a heterogeneidade cultural em todo território nacional.

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$9,00
     
    CHAVE PIX
     
    pixblog@mail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...