07/04/2023

PROVA - Hidrologia e Obras Hidráulicas [RESOLVIDA]

Pergunta 1 Determine o tempo para ocorrer a vazão de pico, devido para a chuva de duração de 15 minutos em uma bacia de 2,0 km² de área de drenagem, comprimento do talvegue de 2,5 km, ao longo do qual existe uma diferença de altitude de 80 m.

  33 min
  69 min
  47 min
  52 min
  15 min
 
Pergunta 2 Em um ensaio de campo, um solo foi classificado como com teor de argila acima da média. Determine a taxa de infiltração de uma precipitação com intensidade 75 mm/h após 15 minutos de chuva.  

90 mm/h 

82 mm/h 

120 mm/h 

35 mm/h 

75 mm/h
 
Pergunta 3 As precipitações são classificadas segundo o mecanismo de ascensão do ar úmido em alguns tipos. Esses tipos de precipitação são típicas das regiões tropicais. O aquecimento desigual da superfície terrestre provoca o aparecimento de camadas de ar com densidades diferentes, o que gera uma estratificação térmica da atmosfera em equilíbrio instável, que, uma vez quebrado (vento, superaquecimento), provoca uma ascensão brusca do ar menos denso, gerando chuvas de grande intensidade e curta duração, concentradas em pequenas áreas.

Esse tipo de precipitação é conhecido como:

  orográfica
  occipital
  frontal
  convectiva
  fisiográfica
 
Pergunta 4 Em uma bacia hidrográfica com 1,0 km² ocorreu uma precipitação de 12 mm de altura pluviométrica. No exultório da bacia foram registradas as vazões desde o início da precipitação (t = 0), as quais são apresentadas na tabela abaixo. Determine a precipitação efetiva (volume precipitado que de fato gera escoamento superficial direto):

  4,7
  1,2
  3,3
  5,8
  6,1
 
Pergunta 5 Uma determinada bacia hidrográfica possui uma área de 200 hectares e um perímetro de 4500 m. Nesse caso, podemos dizer que o coeficiente de compacidade dessa bacia é igual a:

  0,55
  1,12
  0,50
  0,95
  0,89
 
Pergunta 6 As barragens de terra e enrocamento utilizam material disponível na região, com um mínimo de beneficiamento. A respeito desse tipo de barragem, assinale a alternativa incorreta.

  Nas barragens de enrocamento com núcleo de material impermeável o corpo vedante no núcleo central da obra é construído com outro material;
  Nas barragens diafragmas são implantadas cortinas de vedação na zona central;
  Nas barragens de terra zonada são empregados materiais distintos no corpo do aterro, de acordo com a sua resistência e permeabilidade;
  Nas barragens de terra homogênea é empregado um material homogêneo em toda a sua constituição;
  Nas barragens com face em concreto o corpo da obra é constituído de enrocamento e impermeabiliza-se a superfície de jusante com concreto;
 
Pergunta 7 De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) é necessário um volume de 120 L de água por dia, para garantir o suprimento necessário para cada habitante do planeta. Qual seria a área de captação de água de chuva necessária para abastecer uma casa com 3 pessoas, durante 1 ano, numa cidade com precipitação média anual de 1500 mm? Suponha que a área de captação é completamente impermeável.

  94 m²
  100 m²
  75 m²
  103 m²
  88 m²
 
Pergunta 8 Os vertedores são estruturas hidráulicas que permitem a medição da vazão em cursos d’água valendo-se do equacionamento hidráulica da energia disponível no escoamento. Um vertedor do tipo soleira, com 25 m de comprimento e coeficiente de descarga C = 1,5 foi instalado numa barragem de 5,0 m de altura no Rio Marrom. Imediatamente antes da barragem o nível d’água é de 6,2 m. Nesse caso, espera-se que a vazão veiculada seja aproximadamente:

  49 m³/s
  27 m³/s
  35 m³/s
  38 m³/s
  12 m³/s
 
Pergunta 9 Uma bacia hidrográfica com 2,5 km² apresenta um coeficiente de escoamento superficial de 0,35. Nessa bacia pretende-se instalar um bueiro em seu exultório. Sabe-se que a intensidade da precipitação de projeto é de 90 mm/h. Determine a vazão de projeto.

  10 m³/s
  22 m³/s
  40 m³/s
  17 m³/s
  52 m³/s
 
Pergunta 10 Denomina-se evapotranspiração o conjunto de processos físicos e fisiológicos que provocam a transformação da água na superfície terrestre em vapor. Sobre os processos de evapotranspiração são verdadeiras as sentenças abaixo, exceto:

  Não ocorre evaporação no período noturno, tendo em vista que não há suprimento de energia pelo Sol
  A energia solar favorece a evaporação
  A evapotranspiração está ligada diretamente à umidade relativa do ar atmosférico
  O vento remove o ar úmido sobre a superfície de reservatórios, aumentando a taxa de evaporação
  Os dias mais longos durante o verão favorecem a fotossíntese e, consequentemente, a evapotranspiração

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$30,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

SUB 1 - Administração e Economia Para Engenheiros

1) A administração cientifica apresenta seus 4 princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução; Considerando o tema “Admini...